Água potável ameaçada por poluição em Arapongas

A qualidade da água consumida pelos 100 mil moradores de Arapongas, no norte do Estado, está ameaçada. Uma força tarefa liderada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) descobriu que produtores rurais e abatedouros estão lançando dejetos e substâncias químicas no rio que abastece a cidade.

No último domingo, a Sanepar chegou a suspender o abastecimento na região. A situação voltou ao normal na segunda-feira. Segundo o engenheiro químico do IAP, Nelson Santos Pereira, o problema começou a ser percebido no mês passado, quando a Sanepar precisou interromper o abastecimento. Depois de uma forte chuva, o Rio Apertados apresentou um forte odor.

A situação se repetiu no último fim de semana e a situação só voltou ao normal depois da lavagem dos filtros da estação de tratamento de água da Sanepar e a garantia da potabilidade. Para encontrar o foco da poluição foi organizada uma força tarefa reunindo vários órgãos ligados ao meio ambiente e à saúde.

Segundo o gerente regional da Sanepar em Arapongas, Luiz Alberto da Silva, em todas as propriedades vistoriadas ontem haviam problemas. As granjas de suínos e aves estão jogando as fezes dos animais na bacia do Rio Apertados sem tratamento.

Proprietários rurais também estariam captando água diretamente do rio para abastecer o tanque dos tratores que passam veneno na plantação, o que é proibido. Toda vez que ocorre o abastecimento, um pouco do que se encontra dentro do reservatório acaba voltando para o rio.

Estão sendo feitas análises de água captada em vários pontos. A vistoria também levantou outro problema: na maioria das áreas visitadas, não havia mata ciliar. As árvores perderam espaço para o cultivo e a pecuária.

A fiscalização vai cobrir 64 quilômetros quadrados da bacia do Rio Apertados. Por enquanto, os responsáveis estão sendo notificados. Depois que terminar o balanço do trabalho, serão feitas autuações.