Agricultores regularizam documentos

Agricultores beneficiados pela reforma agrária no município de Reserva do Iguaçu, região oeste, aproveitaram o sábado para tirar uma série de documentos. Sem Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), por exemplo, não conseguem ter acesso aos programas sociais do governo federal destinados a pequenos agricultores.

Mas o problema foi resolvido ontem, graças a um mutirão promovido pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceira com a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário. As atividades se concentraram no Centro de Eventos Parque dos Tropeiros.

O atendimento é destinado principalmente às mulheres, mas os homens também puderam participar. A expectativa era que até o fim o dia cerca de 500 documentos fossem emitidos. A documentação civil possibilita o acesso ao Programa Nacional de Reforma Agrária e ao Programa Nacional de fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Permite ainda que os cidadãos sejam beneficiados pelo conjunto de políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal, como Bolsa Família e os benefícios previdenciários de aposentadoria rural e auxílio-maternidade.