Agricultores ocupam fazenda de Zé Eduardo

O ex-senador e ex-proprietário do Bamerindus, José Eduardo Vieira, virou o ano com uma de suas propriedades no norte do Estado, mais precisamente em Jundiaí do Sul, invadida por 200 integrantes do Movimento dos Agricultores Sem Terra (Mast). No momento da invasão, porém, Vieira estava em outra propriedade, também no norte do Paraná.

Segundo informações do tenente Marcio Jaquetti, do 2.º Batalhão da Polícia Militar de Jacarezinho, que fica a 70 quilômetros do local, os agricultores estão no local desde sábado. ?Fomos notificados da ocupação e logo em seguida recebemos a informação de que o advogado do proprietário havia conseguido uma liminar de reintegração de posse, ainda no sábado?, explicou.

Com um oficial de justiça, a polícia chegou à propriedade e abriu diálogo com o líder dos agricultores, Pedro Xavier Dias. ?Ele foi receptivo e estamos conversando pacificamente. A ordem é que eles desocupem a área, mas estamos conversando na paz, para que se evitem conflitos.? O tenente acredita que, a partir de hoje, as partes entrem em consenso, sem que seja necessário o uso da força.

O líder dos ocupantes não foi localizado pela reportagem de O Estado, mas Jaquetti informou que pelas conversas preliminares a ocupação tem como objetivo pressionar o Incra a desapropriar a fazenda ora ocupada ou colocá-los em um outro local de assentamento. ?A informação que temos é de que eles estavam na rodovia que passa perto da propriedade (PR-439) há cerca de um ano. Não se sabe exatamente porque escolheram justo esse momento para fazer a ocupação?, diz o tenente.

Voltar ao topo