Agosto é mês de definições para vestibulandos

Agosto é um mês considerado difícil para grande parte dos jovens que vai tentar uma vaga na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É nele que começam as inscrições para o vestibular e quando os candidatos devem decidir definitivamente que curso pretendem fazer. Neste ano, as inscrições para o concurso começam no dia 16 e vão até 12 de setembro. Apesar da proximidade da data, ainda é grande o número de vestibulandos que estão em dúvida entre dois ou até mais cursos.

Segundo o coordenador e professor do cursinho pré-vestibular Dom Bosco, em Curitiba, Ari Herculano de Souza, a indecisão é gerada principalmente em função de dúvidas sobre mercado de trabalho e pela relação candidato/vaga de cada curso. Outro problema é a grande quantidade de opções disponíveis. “O número de cursos oferecidos é tão grande que hoje é muito mais difícil escolher do que antigamente, quando tinham poucas opções”, comenta Ari. “Alguns dos alunos não conhecem nem o conteúdo e não fazem nem idéia do que seja a profissão”.

Embora faltem poucos dias para o início das inscrições da UFPR, o professor acredita que ainda dá tempo de tomar uma decisão acertada. Ele aconselha os candidatos indecisos a procurarem um serviço de orientação profissional, conversarem com professores e pedirem orientações a profissionais que estejam em atuação nas áreas em que se pensa cursar.

Estudantes

O estudante Thiago Felipy Ruon, de 18 anos, é um exemplo de candidato que convive com a indecisão. Há onze dias do começo das inscrições, ele ainda não sabe se vai tentar Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica. “Dá uma insegurança muito grande, pois é uma coisa que a gente tem que escolher para o resto da vida. Se eu pudesse, adiaria o início das inscrições”, afirma. “Estou pensando bastante e me informando sobre os dois cursos para poder tomar a decisão”.

Já Emersoney Franco, de 19 anos, acha que vai tentar Direito. Porém, ainda cogita a possibilidade de se inscrever para História ou Ciências Sociais. “É uma decisão difícil, principalmente porque não gosto de pensar na possibilidade de fazer a escolha errada e ter que fazer de novo um cursinho e tentar um novo vestibular”, diz.

Perigo da decisão errada

Uma decisão errada na hora da escolha do curso pode gerar uma série de conseqüências negativas, inclusive para a universidade onde o candidato foi aprovado. De acordo com o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, a indecisão e a falta de maturidade na hora da escolha são as principais causas da evasão dentro das instituições de ensino superior.

“A evasão escolar é bastante alta dentro da UFPR”, declara. “Geralmente os alunos fazem um ou dois anos de um determinado curso, descobrem que não possuem vocação para aquilo, largam o curso e tudo que foi investido é perdido”.

Para minimizar o problema, a universidade vem realizando anualmente uma feira de profissões. A próxima será realizada nos dias 13 e 14, no setor de Ciências Sociais Aplicadas do campus Jardim Botânico, na capital. O evento é gratuito e aberto a estudantes do ensino médio, que na ocasião terão a oportunidade de conhecer todos os cursos oferecidos pela instituição e assistir a palestras de profissionais de diversas áreas.

Outras medidas adotadas são o Provar, através do qual alunos que entraram em um curso podem tentar fazer a transferência para outro conforme a disponibilidade de vagas, e serviços de acompanhamento pedagógico e psicológico voltado a universitários que não têm certeza se querem ou não desistir do curso já escolhido. (CV)

Voltar ao topo