Segurança

Agentes penitenciários pedem aprovação da PEC 308/04

Representantes de sindicatos de agentes penitenciários de 12 estados estão em Curitiba para o encontro nacional da categoria. O objetivo é fortalecer a luta nacional para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que propõe a criação da chamada polícia penal.

O evento está sendo promovido pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) como forma de comemorar a data de 13 de novembro, alusão ao Dia do Agente Penitenciário do Paraná. O encontro começou ontem e se encerra hoje.

Para o presidente do Sindarspen, Clayton Agostinho Auwerter, a intenção é abrir um canal de diálogo com colegas de outros estados para buscar a aprovação da PEC 308.

“Alguns estados já estão unidos nessa luta, mas queremos uma maior mobilização. Também vamos discutir maneiras de como melhorar nossa profissão, uma vez que, segundo um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), nosso trabalho é o segundo mais estressante do mundo.”

Auwerter diz que a criação da polícia penal seria interessante para a sociedade, pois isso iria liberar a polícia de fazer escolta, guarda interna e externa, diligências, entre outros serviços. “Assim, os serviços prestados nas penitenciárias seriam de responsabilidade nossa, liberando a polícia para atender outras ocorrências”, enfatiza.

O presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (Sindasp), Cícero Sarnei dos Santos, diz que o encontro é imprescindível para unir forças para aprovar a criação da polícia penal. Ele acredita que com a aprovação da PEC 308/04 o sistema prisional do País irá se padronizar.