Agências dos Correios terão portas giratórias

Agências paranaenses dos Correios que operam como Banco Postal e que sejam consideradas de alto risco de segurança vão ter que implantar portas giratórias com detectores de metal.

A determinação partiu do juiz James Szpatowski, da 13.ª Vara do Trabalho de Curitiba, que acatou pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT), após denúncia dos trabalhadores das agências. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vai recorrer da decisão até a próxima terça-feira.

Além da porta giratória, a decisão judicial prevê que seja contratado pelo menos um vigilante armado para as agências que se caracterizem com risco alto ou médio alto de abordagens criminosas, além das agências nas cidades em que sejam o único agente bancário e que já tenham sofrido assaltos. De acordo com a ECT, são 70 as agências que, pela determinação da Justiça, precisariam implantar as portas giratórias no Paraná.

Nas agências de médio risco, a Justiça do Trabalho determinou a contratação de um vigilante e, para as agências consideradas de baixo risco, a presença do vigilante é válida entre os dias 28 e 5 de cada mês. Segundo o juiz, as portas com detector deverão ser implantadas num prazo de 150 a 180 dias.

Para o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR), Nilson dos Santos, a decisão judicial é considerada uma vitória parcial.

A exigência dos carteiros é que se aumente a segurança em todas as 390 agências dos Correios do Paraná. Segundo Santos, os assaltos são constantes: só nesta semana, teriam sido quatro as ações criminosas, nas cidades de Juranda, Terra Boa, Doutor Camargo e Telêmaco Borba.

O pedido de mais segurança nas agências é uma reivindicação antiga do Sintcom-PR, pautada inclusive nas últimas greves promovidas pela categoria. Por isso, os carteiros aguardam a votação de projeto de lei do deputado estadual Tadeu Veneri (PT) que, além da decisão da Justiça, tornaria obrigatória a instalação de portas giratórias com detectores em todas as agências.

Recurso

A ECT do Paraná informou que, apesar de não ser contra a instalação das portas, pretende entrar com recurso contra a decisão. Já são seis as agências que contam com a porta giratória e a intenção dos Correios é instalar mais algumas no ano que vem.

Para a ECT, a simples instalação das portas giratórias não resolve o problema da segurança nas agências e cada caso depende de uma solução diferente, como câmeras de segurança ou fechaduras de retardo. Em casos extremos, a solução é a mudança de endereço, como aconteceu com a agência do bairro Hauer, que foi transferida para o Shopping Cidade.