Agência oferece curso para desempregados

A partir de segunda-feira novo projeto estará funcionando na Agência do Trabalhador, no Centro. É o projeto-piloto para capacitar trabalhadores que recorreram ao seguro desemprego pelo menos três vezes, em 10 anos. O anúncio foi feito pelo secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e presidente do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), Luiz Claudio Romanelli.

A implantação será gradativa para região metropolitana e outras cidades do Estado. Quando o trabalhador der entrada no seguro-desemprego, o sistema indicará se ele preenche os requisitos para participar do programa. O atendente indicará os cursos disponíveis, oferecidos, principalmente pelo Sistema S e Instituto Federal, e encaminhará o trabalhador para o treinamento na mesma profissão ou em nova ocupação. De acordo com o caso, o atendente poderá indicar uma oficina, na própria Agência do Trabalhador, antes do curso de 160 horas, previsto no Pronatec.

Expansão

O projeto faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que pretende expandir a oferta de cursos técnicos gratuitos de nível médio e de formação inicial e continuada de trabalhadores.

Voltar ao topo