A Agência do Trabalhador reabre hoje após uma semana sem atender o público. A paralisação foi necessária para a instalação do sistema informatizado do programa Mais Emprego, do Ministério do Trabalho. O mesmo ocorreu em todas as outras 251 unidades espalhadas pelo Paraná. A mudança foi necessária porque a Secretaria do Trabalho e Emprego, que gerencia as agências, usava sistema de dados próprio. Já o sistema do Mais Emprego tem base unificada de dados, de todo o País, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O projeto Mais Emprego, que passa a vigorar também no Paraná com a instalação do sistema, vai tentar encaminhar o trabalhador para outras vagas de emprego antes da concessão do seguro-desemprego. Os agentes só vão oferecer postos que tenham remuneração e jornada de trabalho iguais ou superiores ao antigo emprego da pessoa sem trabalho. A seleção é feita automaticamente pelo sistema, no mesmo momento em que é solicitado o seguro-desemprego.
Se o trabalhador não quiser nenhuma das vagas oferecidas, deve assinar termo de recusa, mas o benefício do seguro-desemprego será cancelado. A negativa somente será aceita pelo Ministério do Trabalho em casos de problemas de saúde ou de cursos de qualificação profissional.
Rotina
A intenção do programa Mais Emprego é terminar com a prática rotineira em todo o País. Há trabalhadores que fazem acordos com seus patrões para que sejam demitidos. Assim, conseguem o benefício e ficam sem trabalhar por alguns meses. Existem casos em que o trabalhador devolve o valor da rescisão, conforme a lei, para o empregador, como parte do acordo.



