O atendimento pra quem precisa dar entrada no Seguro Desemprego está diferente na Agência do Trabalhador de Curitiba. A partir desta sexta-feira (3) serão disponibilizadas 700 vagas semanais toda sexta-feira pra quem precisa do benefício. Outra mudança é o prazo para o agendamento, que está maior. Antes era possível marcar um atendimento apenas de um dia para outro.

continua após a publicidade

Agora, quem precisa pode agendar com uma semana de antecedência. Serão 140 atendimentos ao dia apenas para o seguro desemprego. “Esse aumento se deu pela ampliação dos atendimentos da Agência Central. Foram contratados em janeiro 61 novos servidores que estão agilizando o atendimento e desafogando o sistema. Isso aumenta a nossa capacidade de produção e de padronização na agência para os trabalhadores”, destaca o secretário estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.

Em 2016 o Paraná atendeu mais de 373 mil pedidos de seguro- desemprego. Um valor que ultrapassa os R$ 2 bilhões e que ajudou a movimentar a economia no Estado. Antes o prazo ocorria de um dia para o outro e as vagas permaneciam nos 73 atendimentos ao dia.

Com o objetivo de aumentar a capacidade nos atendimentos do seguro desemprego de todas as agências do estado, acontecerá nesta semana uma reunião entre o Departamento do Trabalho e os gerentes das Agências do Trabalhador da Região Metropolitana de Curitiba. “Vamos nos reunir com os gerentes das agências da RMC para ampliar a capacidade de atendimentos, e assim vamos expandir elas pelo estado”, ressalta o diretor do Departamento do Trabalho, Cicero Teixeira. “Também estão sendo capacitados 80 servidores municipais que atuarão nas agências de todo o estado, justamente para expandir os atendimentos de vagas de trabalho e para o atendimento do seguro desemprego”, acrescentou.

Agência do Trabalhador vai oferecer 700 vagas para agendamento do seguro desemprego.
continua após a publicidade

Vagas de emprego

O Paraná ficou em primeiro lugar no ranking que avalia o Programa de Intermediação de Mão de Obra. Os dados são do Ministério do Trabalho e refletem o desempenho dos estados em 2016.

continua após a publicidade

Em 2016, no Brasil, 400.396 pessoas conseguiram um emprego pelas Agências do trabalhador, destes, 78.287 foram em Agências do Paraná – 20% do total do país.

No Paraná a captação de vagas de emprego nas Agências do Trabalhador é mais que o dobro da estimativa nacional. Em 2016, segundo dados do Caged, foram 128.232 vagas captadas no estado. Destas, 12% foram captadas nas Agências do Trabalhador do estado.

Nos dados nacionais, em 2016, também com dados do Caged, foram 893.959 vagas de emprego. Apenas 3% foram captadas nas Agências do Trabalhador do país.

Seguro

Tem direito ao seguro o trabalhador com carteira assinada que for dispensado sem justa causa e que tenha trabalhado por pelo menos seis meses. Para dar entrada no pedido de seguro desemprego o trabalhador precisa apresentar os seguintes documentos: comunicação de dispensa (via marrom) e requerimento do seguro desemprego (via verde), que são fornecidos e preenchidos pelo empregador após a demissão; termo de rescisão do contrato de trabalho quitado pelo empregador; Carteira de Trabalho e Previdência Social; documento de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento com o protocolo de requerimento de nova identidade, carteira de motorista com foto, passaporte ou certificado de reservista) – cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF); cartão do PIS/PASEP.

O seguro é pago em parcelas dependendo do tempo de serviço: três parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo seis meses e no máximo onze meses, nos últimos trinta e seis meses; quatro parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo doze meses e no máximo 23 meses, nos últimos 36 meses; cinco parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo 24 meses, nos últimos 36 meses.

No ato da solicitação do seguro desemprego, o trabalhador se inscreve nos processos de intermediação de mão de obra disponível. Nessa ocasião, são oferecidas uma ou mais opções de emprego, com carteira assinada, observada a compatibilidade com o nível de escolaridade, formação, especialização, qualificação e remuneração, grau de complexidade e jornada da ocupação anterior.

A Agência do Trabalhador funciona na Rua Pedro Ivo, 744, centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Todos os serviços são gratuitos.