Em obras

Afonso Pena terá 3 mil novas vagas de estacionamento

A Infraero pretende licitar ainda este ano um edifício-garagem que criaria mais 3 mil novas vagas de estacionamento no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

A informação foi dada pelo superintendente da Infraero no Paraná, Antônio Pallu, aos vereadores da Comissão Especial da Copa de Curitiba, em visita às obras nesta segunda-feira. As obras já realizadas no estacionamento ampliaram as vagas de 670 para 2.202.

“Em 2011, o aeroporto recebeu 6,9 milhões de passageiros, numa média de 580 mil por mês. Isto representa um aumento de 21% em relação a 2010, quanto totalizamos 5,7 milhões de passageiros”, informou Pallu.

O plano de obras prevê aumentar de 30 para 64 os balcões de check-in, de seis para catorze os portões de embarque e de quatro para oito as esteiras de bagagem.

A comissão saiu satisfeita da visita, já que foram relatados poucos atrasos no cronograma de obras e a previsão é concluir a reforma até o final de 2013, portanto antes da Copa.

Quanto às medidas para possibilitar pousos e decolagens em dias nublados e reduzir o tempo de fechamento do aeroporto, principalmente no inverno, Pallu informou aos vereadores que as obras de iluminação permitem o uso do sistema ILS-2 nas duas cabeceiras da pista principal.

“Seremos o primeiro aeroporto do País cumprindo requisitos necessários para a instalação do ILS-3. Essa mudança não é só a troca de um software, mas implica também em obras físicas, de engenharia e logística, pois a aeronave precisa fazer a aterrissagem em segurança e ser guiada até a posição final em solo”, explicou.