Aeroporto Afonso Pena teve quase 25% de atrasos

Quem precisou pegar avião ontem, em diversos aeroportos do país, precisou de muita paciência. As companhias aéreas TAM e Webjet registraram muitos problemas com atrasos.

Dos 658 voos domésticos da TAM até as 19h de ontem, 335 sofreram atrasos superiores a uma hora. Isto equivale a 50,9% dos voos da companhia. A Webjet, por sua vez, registrou atraso em 45 dos seus 103 voos, o que corresponde a 43,3%.

Para viagens internacionais, a TAM apresentou ainda mais problemas. De 32 saídas programadas, 22 atrasaram (68,8% do total). No Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, 25 (ou 24%) dos 104 voos programados para ontem, até as 19h, decolaram com atraso.

Em todo o País, 28,5% dos voos domésticos programados decolaram depois do previsto. O aeroporto mais afetado foi o de Guarulhos, com 66 voos atrasados até as 19h, seguido por Brasília (65), Salvador (47) e Congonhas (45), de acordo com dados da Infraero, estatal que administra os aeroportos brasileiros.

O alto índice de atrasos nos voos registrado esta semana e a forte movimentação de passageiros retornando das festas de fim de ano levaram a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a estender até esta sexta-feira (7) a operação para evitar transtornos nos aeroportos.

O esquema especial, iniciado em 17 de dezembro, acabaria na última segunda-feira (3). A prorrogação vai se restringir aos aeroportos de São Paulo, Rio e Brasília, que respondem por quase metade do movimento de passageiros no País.

Por meio de comunicados emitidos pelas suas assessorias de comunicação, a TAM e a Webjet informaram que o mau tempo em alguns estados, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, obrigou as empresas a remanejarem suas malhas aéreas em um período de grande movimento de passageiros.

Ambas as empresas também garantiram que estão dando assistência necessária para os seus passageiros e que continua trabalhando para normalizar os trabalhos.

A Webjet comunicou, ainda, que equipes da companhia estiveram nos aeroportos para dar informações e assistência para os passageiros, como direito à comunicação, alimentação, transporte e hospedagem.