Aeroporto Afonso Pena fica fechado por 13 horas

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, ficou fechado para pousos e decolagens por pouco mais de treze horas entre a noite de domingo e a manhã de ontem. O aeroporto fechou às 20h15 de domingo para pousos e decolagens. A reabertura para decolagens aconteceu às 9h15 de ontem, enquanto o primeiro pouso após o fechamento foi feito apenas às 9h35.

O responsável pelo fechamento foi o forte nevoeiro. Desde o início do ano, o aeroporto já teve problemas similares em 39 dias, ficando 150 horas fechado. Ao todo já foram cancelados 203 vôos este ano. Desses, treze no domingo e oito ontem.

Em agosto de 2002 o Afonso Pena ganhou o equipamento ISL2, que melhora a visibilidade horizontal em até 400 metros e a vertical em até 30 metros. Mas segundo a assessoria de imprensa do aeroporto ele minimizou os problemas com nevoeiros, mas não os encerrou. A assessoria explicou que com o antigo equipamento, o ILS1, o período em que o aeroporto era obrigado e a ficar fechado era maior.

Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) as condições são favoráveis para a formação de nevoeiro na Região Metropolitana de Curitiba na madrugada e na manhã de hoje. Por volta de 9h o nevoeiro deve acabar e o dia será ensolarado, com temperatura mínima prevista de 11ºC e máxima de 25ºC.

Voltar ao topo