Aeroporto Afonso Pena fecha para aterrissagens

O forte nevoeiro durante a madrugada e manhã de ontem na Grande Curitiba comprometeu as atividades operacionais do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana.

O local foi fechado para pousos às 5h30, só reabrindo às 10h25. Já as decolagens aconteceram normalmente.

De acordo com o Instituto Simepar, as condições meteorológicas neste fim de semana estão favoráveis à formação de nevoeiros, especialmente hoje. Entretanto, não é possível dizer se terão duração semelhante ao evento desta sexta-feira.

Segundo a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), às 10h25, o aeroporto passou a operar por meio do equipamento ILS categoria dois, que permite visibilidade a aeronaves que estejam a 400 metros de distância da pista e a trinta metros de altura. Dez minutos depois, passou a ser utilizado o ILS categoria um, que permite visibilidade a 800 metros da pista e a 60 metros de altura.

Às 11h, a operação passou a ser por equipamentos, permitindo o pouso de todos os aviões. Até esse horário foram cancelados 5 pousos e 10 decolagens. Com atrasos de mais de meia hora, foram 12 pousos e 11 decolagens.

No primeiro semestre deste ano, o Afonso Pena teve 33 dias com ocorrências de neblinas (totalizando 95 horas e 14 minutos de problemas de visibilidade e 136 vôos cancelados), contra 38 no primeiro semestre do ano passado (103 horas e 30 minutos e 133 cancelamentos). Nos seis primeiros meses de 2008, o ILS categoria dois foi colocado em operação por 99 horas e 33 minutos, contra 26 horas e 23 minutos de janeiro a junho de 2007.

Voltar ao topo