Adoc quer que Sanepar garanta água no Carnaval

A Associação de Defesa e Orientação do Cidadão (Adoc) ajuizou Ação Civil Pública com pedido de liminar para que a Sanepar seja obrigada a manter caminhões-pipas à disposição dos consumidores se houver interrupção no abastecimento de água durante o período de Carnaval ? principalmente no litoral, que costuma sofrer este tipo de problema durante o feriado. A ação corre na 2.ª Vara da Fazenda Pública e, segundo o diretor-geral da Adoc, Fernando Kosteski, deve ser despachada em uma semana.

A expectativa da Adoc é de que a liminar seja concedida rapidamente, em função da proximidade do Carnaval. “Se o juiz decidir não ouvir a Sanepar para conceder a liminar, a ação será bem rápida”, explica Kosteski.

Além de garantir o abastecimento de água, a Adoc também reivindica que a Sanepar assuma os prejuízos ocasionados em razão do desabastecimento no litoral, durante a semana de Ano Novo. “A intenção é conseguir a devolução do dinheiro gasto com a aquisição extra de água”, explica Kosteski. Aqueles que já retornaram do litoral e possuem comprovantes de compra de água podem procurar a entidade para orientações. Segundo Kosteski, cerca de cem pessoas interessadas no ressarcimento, já procuraram a Adoc.

Colombo

Em relação ao Carnaval, a Adoc quer que a Sanepar disponibilize o mesmo atendimento dado aos moradores de Colombo, que na semana passada ficaram três dias sem água, porque a empresa realizou uma mudança de tubulação no município. Durante os três dias, a população foi abastecida por caminhões-pipa, oferecidos pela Sanepar. “Queremos o mesmo nível de atendimento. Seja na grande Curitiba, seja no litoral”, ressalta Kosteski.

Segundo a assessoria da Sanepar, no caso de Colombo é uma parada prevista, por isso a empresa coloca à disposição dos moradores o serviço de caminhão-pipa. Já os problemas de abastecimento devido ao aumento da demanda, não se encaixam nessa situação.

Sobre a medida da Adoc, a assessoria diz que a empresa só irá se manifestar após conhecer todo o teor da ação.

Ainda a respeito do Carnaval, a Sanepar admite a hipótese de haver problemas de abastecimento no litoral, durante o feriado. Todavia, garante que as obras de ampliação da rede de abastecimento estão em ritmo acelerado, para que até meados de fevereiro boa parte esteja concluída. Tais obras fazem parte do Projeto de Saneamento Ambiental do Paraná, o ParanaSan. A empresa assegura que até abril deste ano tudo estará pronto e que a partir disso a falta de água deverá deixar de ser um problema constante nas praias paranaenses.

Voltar ao topo