Adesão da UTFPR ao Reuni é oficializada

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aderiu oficialmente ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal. O projeto da universidade foi aprovado nesta quarta-feira (16) pela Comissão de Homologação do Reuni, do Ministério da Educação (MEC). O objetivo do programa é ampliar o acesso ao Ensino Superior e a permanência dos alunos nos cursos de graduação das universidades federais.

Com o projeto de expansão da UTFPR, a instituição vai se posicionar entre as maiores universidades do país. Até 2012, deverão ser contratados 679 professores e 200 servidores técnico-administrativos.

Em relação à graduação, serão criados 32 novos cursos. A previsão é que, no período diurno, o número de vagas aumente, entre os anos de 2007 e 2012, de 1.330 para 4.884 e, no período noturno, de 30 para 1.056 vagas.

Também serão criados novos cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, chegando a 17 no total. Atualmente, a UTFPR possui seis cursos de mestrado e dois de doutorado nos campi Curitiba, Pato Branco e Ponta Grossa.

O investimento total, para os próximos cinco anos, será de R$ 253.365.876,00.

Para o reitor da UTFPR, Éden Januário Netto, o aumento de vagas públicas, em um país ainda carente de oportunidades no ensino superior, é o principal aspecto da implantação do Reuni. ?Tudo isto será acompanhado de um aprimoramento nos mecanismos de gestão, visando a otimização dos recursos públicos, sem perda de qualidade?, afirma.

Voltar ao topo