Adauto se reúne com conselhos de segurança

Conselheiros e representantes de dezoito Conselhos Comunitários de Segurança reuniram-se ontem pela manhã com o delegado-geral da Polícia Civil, Adauto de Oliveira. O encontro teve o objetivo de apresentar os delegados que estão respondendo pelos treze distritos policiais de Curitiba, além de discutir propostas que possam melhorar o relacionamento entre a polícia e a comunidade.

As principais queixas dos conselheiros é o baixo número de policiais para realizar as investigações, que acabam prejudicando na resolução de crimes. Além disso, eles reclamam que existe um tratamento diferenciado nas delegacias, e muitas pessoas acabam não dando queixa por se sentirem intimidados pela própria polícia.

De acordo com o delegado-geral, a realização de reuniões como essa visa aproximar a polícia da comunidade e descobrir quais as principais dificuldades na comunicação. Ele garantiu que serão realizados encontros semelhantes em cidades do interior do Estado. Adauto de Oliveira anunciou que algumas medidas deverão ser tomadas para melhorar o efetivo da polícia civil, que conta hoje com 3.686 policiais no Paraná, sendo que a demanda é de 7.300. Uma delas é chamar policiais que foram aprovados em concursos públicos, e outros, que estão trabalhando fora da função. Também deverão ser convocados policiais aposentados e contratados estagiários para auxiliar nos assuntos internos.

Medidas

Desde que assumiu a pasta, Adauto disse que a já vem implantando medidas que visam ampliar o trabalho da polícia a atender melhor a comunidade. Ele citou que foi extinta a Delegacia de Ordem Social, e em breve, será desativada da Delegacia de Crime contra o Patrimônio, e criada a Delegacia de Crime Fazendário, para investigar a sonegação. Outra medida é a descentralização do atendimento à população, que poderá ser atendida em qualquer distrito, já que todos estão interligados via on-line. Com relação a superlotação nas delegacias ? que chega 506 detentos ?, o diretor-geral disse que em duas semanas quarenta presos foram transferidas de local, e a tendência é que esse número aumente nos próximos dias.

Voltar ao topo