ACP lança projeto para revitalizar centro da capital

Atrair pessoas para freqüentar o centro de Curitiba, e, com isso, fomentar o comércio da região. Essa é a principal proposta do projeto Centro Vivo, que a Associação Comercial do Paraná está lançando. Ontem pela manhã, um grupo de comerciantes percorreu o calçadão da Rua XV de Novembro para chamar a atenção sobre a campanha.

A promoção deverá envolver cerca de 1,4 mil lojas, situadas entre as ruas Jesuíno Marcondes e Tibagi, e Rua Cruz Machado até a Praça Carlos Gomes. De acordo com Iroclê Wykrota, da empresa de consultoria que fez o levantamento de informações e calendário de atividades, passam pelo centro da capital cerca de 140 mil pessoas por dia. A maioria é de classes sociais com menor poder aquisitivo. Segundo Iroclê, a idéia é atrair para o centro as pessoas que comumente freqüentam os shopping centers e são consumidores efetivos. “Também queremos atrair as famílias, crianças e idosos, e que façam dessa região um ponto de encontro”, disse.

As promoções do Centro Vivo começam em novembro, com o concurso “Beijar é bom e dá prêmios”. Esta promoção será voltada para o público jovem e irá premiar o beijo mais longo e a mais apaixonado. Numa segunda etapa da campanha, será lançado o “Painel do beijo”, onde artistas e pessoas de destaque poderão “imortalizar” seu beijo. Paralelo a isso, vão acontecer desfiles de moda, shows culturais e atividade populares.

O vice-presidente da ACP, César Luiz Gonçalves, disse que já existem parcerias firmadas para implementar o Centro Vivo. Uma delas é com a Universidade Federal do Paraná, que irá oferecer cursos e treinamentos para funcionários e empresários do setor. A Prefeitura deverá criar um estacionamento com preços populares, e o governo do Estado se comprometeu em reforçar a segurança na área central. Gonçalves disse também que a associação criará linhas específicas de financiamento, para que os empresários possam investir em modernização da lojas.

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