Acorda, Matinhos!

Tenho, como muitas pessoas, um imóvel em Matinhos, em nosso litoral.

Com certeza, como todas essas pessoas, não estou nada satisfeito com a situação em que se encontra esse município, no que diz respeito à falta de segurança, saneamento, planejamento, infra-estrutura de um modo geral, e mais recentemente, indícios de desvio de receitas oriundas da arrecadação de tributos, bem como despesas efetuadas de forma totalmente irregular pela Prefeitura Municipal.

Desde 1977, ano em que adquiri o imóvel no balneário Riviera I, essa situação vem se agravando, com pessoas sendo roubadas e algumas assassinadas, residências sem esgoto, áreas sendo ocupadas de maneira irregular, problemas constantes com as enchentes, além da dificuldade em transitar com veículos, principalmente durante a temporada de férias. Resumindo, falta praticamente tudo em Matinhos.

E o que estamos fazendo para mudar essa situação?

Nada, absolutamente nada. A não ser comentar com outras pessoas.

Sei da existência de diversas associações de balneários, mas que atuam de forma isolada, o que é pouco diante da gravidade da atual situação do município.

Está mais do que na hora de tomarmos uma medida mais efetiva para, se não acabar com essa situação precária, pelo menos, diminuir a sua intensidade.

Como fazer isso?

Criando um grupo de proprietários de imóveis, residentes ou não naquela cidade, no mínimo um representante de cada balneário, para analisar e aprovar medidas que visem o bem-estar de todos.

Como teremos eleições no próximo ano (2004) para prefeito e vereadores em Matinhos, a primeira meta a ser estabelecida seria a de iniciar um movimento no sentido de convencer o maior número de pessoas a participar da vida política daquele município, a fim de elegermos pessoas capazes de administrar com seriedade e competência, tanto no Executivo como no Legislativo. Este é o maior problema do município, ou seja, falta de administração mais eficaz da Prefeitura e uma fiscalização mais efetiva por parte da Câmara Municipal.

Como ex-funcionário do Tribunal de Contas do Estado, onde trabalhei durante 32 anos, desempenhando, entre outras funções, as de inspetor de Controle Externo e de diretor da Diretoria de Contas Municipais, me disponho a coordenar os trabalhos desse grupo de pessoas interessadas na melhoria de Matinhos, disponibilizando, das 12h às 14h, o telefone (41) 363-5130 e o e-mail mjotto@ig.com.br, para maiores informações a respeito.

Repito, é muito importante a participação de no mínimo uma pessoa de cada balneário como seu representante.

Além de reclamar, vamos procurar fazer algo mais, quem sabe não estejamos iniciando juntos uma nova fase na vida do nosso já tão sofrido e desvalorizado litoral paranaense.

Voltar ao topo