Ações contra a dengue visam cuidados com crianças

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, nas duas próximas semanas, ações de treinamento e capacitação com pediatras, clínicos gerais e enfermeiros da rede. O motivo é a preocupação da própria secretaria com a proliferação da dengue em crianças em Londrina. Nos últimos dias foram registrados 11 novos casos, dos quais, cinco neste grupo.
 
“De todos os casos registrados neste ano, 40% foram confirmados em crianças. É preciso que a secretaria realize essas ações com os profissionais da rede para que não haja maiores complicações”, afirmou a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sônia Fernandes. Segundo ela, a capacitação tem o objetivo de orientar e lembrar dos cuidados com a manifestação da doença.
 
A diretora afirmou que é necessária uma preocupação maior com as crianças por elas serem mais vulneráveis à dengue. “A criança pode desenvolver casos graves mais freqüentemente do que em adultos”. Este ano, foram registrados 122 casos da doença em Londrina. Destes, 107 são autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade, e 15 são importados.

Conforme Sônia Fernandes, a circulação do vírus está estendida no município como um todo. No entanto, há uma concentração um pouco maior de casos confirmados na região leste. Por isso, desde segunda-feira (17), cerca de 45 pessoas, divididas em 10 equipes, estão fazendo visitas de casa em casa na região dos jardins Interlagos, Santa Fé, Marabá, vila Iara e Santa Terezinha. “Foi onde identificamos uma situação maior de risco”, comentou Sônia.
 
Segundo ela, a secretaria está melhorando a assistência e intensificando o trabalho de campo nos bairros de maior risco. Além disso, há a intenção de realizar ações em parceria com o Estado, por meio da 17ª Regional de Saúde. “O que o município de Londrina faz repercute também em toda a região metropolitana. Assim, estamos discutindo ações maiores juntamente com a 17ª Regional de Saúde.”