No escuro

Acidentes ‘derrubaram’ quase 10 postes por dia no Paraná em 2018

Acidente em outubro de 2018 foi um dos 359 que deixaram prejuízo aos cofres da Copel. Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo
Acidente em outubro de 2018 foi um dos 359 que deixaram prejuízo aos cofres da Copel. Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo

Cerca de nove postes de luz foram danificados por dia no Paraná em acidentes de carro em 2018. Essa é a contabilidade feita pela Copel, responsável pelos mobiliários, que afirma que os incidentes geraram prejuízo de R$ 9 milhões aos cofres da empresa.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

De acordo com a companhia, ao todo, foram 3.105 postes danificados em todo o estado. Em Curitiba, que lidera o ranking, foram 359 em acidentes no último ano, o que dá quase um por dia. Atrás da capital, estão Londrina, com 190, Maringá, com 154, Ponta Grossa, com 114, e Cascavel, com 99, fechando o ‘top 5’.

Ainda segundo a companhia, a maioria dos acidentes acontece em fins de semana devido à combinação de álcool e direção. A responsabilidade de arcar com o custo é do motorista que provocou o acidente. Porém, a lógica não funciona em todos os casos, já que muitos fogem do local, fazendo com que a Copel não consiga identificar o devedor. Em 2018, a porcentagem do valor ressarcido foi de R$ 16,6% em relação ao total gasto.

Você sabe por que Curitiba também é chamada de CWB? Saiba como surgiu a sigla!