Acidentes com crianças no trânsito preocupam

A criança no trânsito é o enfoque da Semana Nacional de Trânsito deste ano, que teve início no último dia 18 e termina hoje. Entre os acidentes, os de trânsito são a principal causa de morte de meninos e meninas até 14 anos.

“Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), cerca de 6 mil crianças morrem anualmente em função de acidentes no Brasil. Deste total, 40% dizem respeito a acidentes de trânsito”, diz Ingrid Stammer, coordenadora de projetos da organização não governamental Criança Segura.

O uso correto da cadeirinha de segurança garante 71% de chances de sobrevivência em relação aos outros ocupantes do veículo. Existe uma cadeirinha adequada para cada fase de desenvolvimento da criança.

Do primeiro dia de vida aos nove quilos, deve-se utilizar o bebê-conforto, em que a criança fica de costas para o motorista, com a cabeça e a coluna protegidas. Dos nove aos 18 quilos, é indicada uma cadeirinha em que a criança fica de frente para o movimento do carro.

Dos 18 aos 36 quilos ou até os 10 anos, a criança deve ser colocada em um assento de elevação, com cinto de segurança. Os preços desses equipamentos são de cerca de R$ 200, para recém-nascidos, podendo chegar a mais de R$ 1.000.