Acidente na serra deixa 31 vagões fora dos trilhos

Um acidente na Serra do Mar provocou o descarrilamento de 31 vagões de trem da empresa América Latina Logística (ALL) ontem, às 0h55h. O trem fazia o trajeto Paranaguá-Curitiba com os vagões vazios, o que evitou qualquer dano ambiental nas proximidades da Estação de Banhado ou ocorrência de feridos. Por precaução, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná estiveram no local para descartar a hipótese de prejuízo ao meio ambiente.

Tão logo souberam do acidente, técnicos da ALL foram deslocados para o local com o intuito de iniciar os trabalhos de liberação do trecho impedido, por onde passam diariamente 400 vagões, geralmente carregados de milho, soja e óleo vegetal. Como não houve danos ambientais, a estratégia que está sendo usada é tombar os vagões para a lateral, liberando a ferrovia. "A expectativa é de que até o meio-dia de amanhã (hoje), o fluxo seja liberado", diz o gerente de meio ambiente e segurança industrial da ALL, Durval Nascimento Neto. Uma vez que o trecho permite a passagem de 900 vagões ao dia, a empresa acredita que até segunda-feira haja a compensação dos prejuízos acumulados no dia de ontem, com a interrupção do fluxo de cargas em direção ao Porto de Paranaguá.

A ALL abriu uma sindicância para investigar as causas do acidente. A primeira hipótese aponta para o desprendimento de uma peça de um dos vagões, que teria estourado uma mangueira. Com isso, o sistema automático disparou o freio dos últimos vagões. A locomotiva seguiu e os 31 vagões ficaram, saindo do trilho.

Precaução

Este foi o segundo acidente com trens da ALL este ano – o primeiro aconteceu em Apucarana. Apesar dos altos investimentos da empresa em tecnologia de segurança (R$ 255 milhões em 2005) e da redução da gravidade dos acidentes em 73%, os reveses são inevitáveis.

Na teoria, o detector de descarrilamento, equipamento instalado sobre os trilhos dotado de um sensor que transmite via rádio um aviso de alerta ao detectar um vagão descarrilado, deveria ter disparado. Segundo informou a assessoria de imprensa da ALL, ontem o sistema não disparou porque os vagões saíram completamente do trilho, de chofre. O desprendimento da peça suspeita de ter causado o acidente foi classificada como surpreendente pelos técnicos, já que todos os vagões e locomotivas são constantemente inspecionados. "Trabalhamos para evitar cada vez mais os acidentes, mas sempre que acontecem eles ganham destaque pelo tamanho da estrutura dos trens", finalizou Nascimento. 

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