Imprudência fatal

Acidente entre dois ônibus mata jovem e deixa 14 pessoas feridas

Um jovem morreu e outras 14 pessoas ficaram feridas em um acidente entre um ônibus e um micro-ônibus na manhã desta segunda-feira (2), no Campina do Siqueira. Segundo o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), um dos motoristas furou o sinal vermelho e causou a grave batida.

O acidente foi por volta das 8h, no cruzamento da Rua Padre Agostinho com a Rua Gerônimo Durski. “Eu vinha logo atrás do micro-ônibus de turismo, estávamos com o sinal aberto, quando no cruzamento o outro ônibus, do transporte coletivo, atingiu em cheio o ônibus que estava na minha frente”, disse Mario Cesar Junior, de 25 anos, que estava em um Kia Soul.

Com o impacto, o micro-ônibus foi arrastado até o outro lado do cruzamento e Lucas de Castro Ribeiro Silva, de 22 anos, foi ejetado do veículo. O rapaz morreu na hora.

Socorro foi dividido em duas faixas no local.
Foto: Colaboração/Marcel Mercúrio.

As duas ruas foram bloqueadas para o trabalho do Corpo de Bombeiros. Todos os feridos, que estavam principalmente micro-ônibus, foram acomodados em duas faixas, uma vermelha e uma verde, para dividir e mostrar aos socorristas quais seriam os mais graves.

De acordo com a Polícia Militar, cinco pessoas foram levadas ao Hospital Cajuru, outras cinco ao Hospital do Trabalhador e dois feridos ao Hospital Evangélico. Entre os feridos, uma jovem de 25 anos, que foi encaminhada ao Hospital Cajuru, estava em estado grave. Todos os feridos têm idades entre 20 e 50 anos, mas a PM não informou os nomes.

A Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que deve esperar o resultado da perícia e boletim de ocorrência, com informações sobre o acidente. A informação é de que um dos motoristas furou o sinal vermelho, mas ainda não se sabe qual.

A câmera de trânsito que existe na região não estava virada para o local do acidente. O BPTran coletou informações de algumas testemunhas, inclusive do jovem Mario Cesar Junior, que vinha com a irmã logo atrás e, por pouco, não se tornou vítima no acidente. “Eu tinha pensado em ultrapassar o ônibus de turismo, mas não deu tempo. Se tivesse passado, seríamos nós as vítimas”, contou.

O motorista do ônibus do transporte coletivo, que faz a linha Mossunguê, também foi socorrido, porque teria ficado ferido. Representantes da empresa estiveram no local. Já o outro motorista, do micro-ônibus de turismo, ficou no local e também deu os devidos depoimentos à polícia.

O BPTran não pôde especificar qual dos dois motoristas estava errado. “Fica a consciência do motorista que errou, em admitir o erro. A Justiça será feita, mas a consciência precisa estar limpa também”, disse o sargento Taufik, do BPTran. O boletim de ocorrência do acidente deve ser encaminhado à Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), conforme informou o sargento. 

Congresso

Rapaz veio do Rio de Janeiro. Foto: Colaboração.

O micro-ônibus transportava jovens, estudantes e veterinários já formados, que chegavam para o 42º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (Conbravet). O evento, que começou no sábado (31), terminava nesta segunda e acontecia no Expo Unimed, que fica na Universidade Positivo, no Campo Comprido.

O jovem Lucas de Castro veio do Rio de Janeiro para apresentar um trabalho de patologia clínica. O trabalho científico estava na lista dos aprovados pelo congresso. O jovem chegou a ser socorrido pelo Siate, mas como foi ejetado do veículo, os ferimentos foram muito graves e ele não resistiu. 

Barulho forte

O acidente foi ouvido até por quem estava no Parque, Barigui, que fica a quase um quilômetro dali. O barulho foi tão forte, que as pessoas que caminhavam pelo parque chegaram a pensar que um avião tinha caído.

“Tinha passado pelo local do acidente há pouco tempo. Dei a primeira volta de bicicleta e quando estava na segunda ouvi o barulho. Foi muito forte mesmo, e logo em seguida já ouvimos os barulhos das ambulâncias, uma coisa de filme”, disse Dayse Kaviski, 54 anos.

A mulher, que mora no bairro há muitos anos, contou que logo que ouviu o barulho, já percebeu que era um acidente grave. “Nós estamos acostumados com os acidentes neste cruzamento, mas já até conseguimos identificar, pelo barulho, a gravidade da pancada”, contou. Segundo ela, os acidentes quase sempre acontecem porque um dos motoristas fura o sinal vermelho. 

Com o impacto, o ônibus de turismo foi arrastado até o outro lado do cruzamento. Foto: Felipe Rosa.
Foto: Felipe Rosa.

Paraná Online no Facebook