Tragédia!

Acidente com ônibus mata mais de 51 pessoas em Santa Catarina

Os mortos no acidente de ônibus na Serra Dona Francisca, Norte de Santa Catarina, que estão no Instituto Médico-Legal (IML) de Joinville devem ser encaminhados para União da Vitória, no Paraná, na manhã deste domingo (15). A informação é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, que confirmou 51 mortes. Doze pessoas foram resgatadas com vida.

O veículo caiu em uma ribanceira de aproximadamente 400 metros, no quilômetro 89 da SC-418, em Joinville, no fim da tarde de sábado (14). Entre as vítimas há 11 crianças, 5 adolescentes, 34 adultos e uma vítima não identificada que foi encontrada embaixo do ônibus quando o veículo foi desvirado. O motorista e proprietário do ônibus, Cérgio Antônio da Costa, morreu junto com o filho, de 12 anos.

O grupo de passageiros saiu de União da Vitória, no Paraná, e ia a um evento religioso para adeptos de umbanda e candomblé, na praia da Itapoá (SC). Eles atravessavam Santa Catarina (SC) para chegar à cidade quando o motorista do ônibus teria perdido o controle do veículo. O evento era organizado pelo Grupo de Umbanda Pai Xangô, de União da Vitória, que é filiada à Federação de Umbanda Candomblé e Angola (Fuca).

O local do acidente fica próximo a um mirante na região turística conhecida como Serra Dona Francisca. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville, o acidente já é considerado como a maior tragédia rodoviária de SC em número de mortes, superando apenas o acidente com um ônibus argentino, em 2000, que matou 42 pessoas.

Corpos das vítimas devem ser encaminhados ao IML de União da Vitória.
Foto: Reprodução/Globo News.

Resgate

Equipes de socorristas trabalham no local desde o fim da tarde de sábado (14). Mais de 15 viaturas e ambulâncias foram enviadas e, durante a madrugada, a principal dificuldade das equipes foi a escuridão. No local também não funciona o rádio comunicador, nem celular.

O grupo de Bombeiros Voluntários de Joinville se reuniu para organizar operação de resgate que atravessou a madrugada. No início da manhã deste domingo, foram retomadas as buscas por mais vítimas do acidente. Existe a possibilidade de que haja corpos embaixo do ônibus e na mata, conforme informou a Secretaria.

Para que o resgate dos feridos que sobreviveram pudesse ser feito em máxima segurança, o trânsito permaneceu interditado nos dois sentidos para os trabalhos de resgate até o começo da madrugada. Apesar de todo trabalho feito no local, não foi registrado nesta manhã de domingo, lentidão no trecho.

Socorristas trabalharam a madrugada toda no
local. Foto: Reprodução/Globo News.

Um caminhão frigorífico foi enviado de Itajaí até Joinville para fazer o armazenamento dos corpos. De acordo com o IML, somente parentes de primeiro grau podem fazer a liberação dos mortos.

Investigações

O ônibus deve ser retirado ainda neste domingo (15), depois que todas as vítimas fatais foram recolhidas. O veículo deve permanecer no local até pelo menos às 13h, quando peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) farão levantamento do acidente.

Depois de liberado o local, o ônibus poderá ser retirado e encaminhado ao pátio da Polícia Rodoviária Estadual, em Campo Alegre, onde ficará retido para perícia. Um inquérito já foi aberto para apurar as causas do acidente.

Os policiais não descartam a ,possibilidade de ouvir sobreviventes.  Exames no corpo do motorista devem apontar se ele sofreu mal súbito. O resultado da investigação será encaminho para a Polícia Civil de Trânsito de Santa Catarina.

Até 7h50 deste domingo, havia 54 nomes de passageiros identificados na lista e cinco pessoas com nomenclatura ainda não identificada. Algumas dessas pessoas não chegaram a embarcar no ônibus. Oficialmente, com números divulgados e confirmados, são 54 mortos.

Sobreviventes podem ser peças-chave nas investigações. Foto: Reprodução/Globo News.

Luto

A Prefeitura de União da Vitória, município de origem das vítimas, divulgou na manhã deste domingo (15) uma nota de luto, manifestando “sentimento de profundo pesar e sentimento de condolência às famílias que perderam parentes e amigos nessa tragédia”. A nota também informa que as famílias das vítimas, que estão reunidas na Capela Mortuária, irão receber apoio psicológico de profissionais da secretaria de Saúde, “pelo tempo que for preciso”.

A Prefeitura diz que colocou veículos à disposição das famílias que precisam se deslocar a Joinville para fazer reconhecimento de vítimas ou visitar feridos em hospitais. O governador do Paraná, Beto Richa decretou, na manhã deste domingo (15), luto oficial de três dias pelas mortes. “Meus sentimentos e orações pelas vidas que se foram nesse gravíssimo acidente. Que Deus conforte os familiares e amigos nesta hora tão difícil”, disse.

À Gazeta do Povo, o coordenador-geral da Fuca, Antonio José Piasson, relatou que acompanha o trabalho de identificação dos corpos no Instituto Médico-Legal (IML) de Joinville e disse que o clima entre os familiares é de comoção. “Estamos aqui para prestar o apoio necessário para os familiares. Lamento muito a tragédia”, disse.

A Fuca divulgou, em seu site, a seguinte nota de pesar: “A família umbandista está de luto, lamentamos a perda de 40 (numero não oficial) irmãos de fé que no caminho para cumprir sua missão, num lindo trabalho de praia que estava programado, suas vidas são ceifadas pela força do destino. coordenador da fuca seu Conrado e sua esposa Marise e mais outras pessoas que acompanhavam a comitiva que iria fazer um trabalho de praia que acontece anualmente na praia de Itapoa – SC.”

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, acompanhou as ações de resgate e postou uma mensagem de solidariedade aos profissionais e às famílias das vítimas em uma rede social.

“A maior tragédia de trânsito da história de Santa Catarina. Policiais, bombeiros, técnicos do IGP, reforçamos todas as equipes. Nossos irmãos paranaenses, de modo muito especial os familiares, recebam nossos sentimentos de dor e pesar nesse momento tão triste. #‎Tristeza ?#‎Solidariedade ?#‎Paraná ?#‎SantaCatarina”, escreveu.

Lista divulgada pelo Governo de SC na tarde deste domingo:

50 óbitos identificados pelo IML
1.      Agata Mirella
2.      Alan P. Schneider
3.      Alexo de Lima Zenere (Dona Helena)
4.      Anderson Celis Junior
5.      André Luiz Carvalho
6.      Assinara A de Oliveira
7.      Camile Araújo Sieves
8.      Carlos Alberto de Almeida
9.      Cérgio Antonio da Costa (motorista)
10.  Conrado Schier Filho
11.  Dalton Ribeiro
12.  Darci Crespo Linhares
13.  Deornirce Margarete Fontana Lima
14.  Eloina dos Santos de Almeida
15.  Flávio Ribeiro
16.  Gustavo Felipe Serafim Aquino
17.  Hildo L. de Souza
18.  Idelzina A. P. Aguiar
19.&nb,sp; Janaina Darcley Ribeiro de Lima
20.  João Antônio M. Soares
21.  Julian Siqueira Maciel
22.  Katelyn V. de Souza Ramos
23.  Lariana Regina Vieira
24.  Lenice Aparecida Miranda
25.  Lucélia Soares
26.  Luara Lorraine Siqueira Maciel
27.  Luiz Cesar Araújo
28.  Marcia Regiane Ramos
29.  Maria Anisia Kutianski Agostini
30.  Maria Delurde Schier
31.  Mariza Pinto
32.  Marise Antunes da Conceição Schier
33.  Marli Terezinha Ribeiro
34.  Mateus Costa
35.  Melissa Jane Da Silva
36.  Osvaldir Silves
37.  Rafaeli Baumann
38.  Rejane de Fátima Araújo
39.  Renan R. Chrisostemo
40.  Renan Araújo
41.  Ricardo Araújo
42.  Roseli Chrisostemo
43.  Sandra Jiliane Costa
44.  Selma Carolina Schneider
45.  Sônia Regina Vieira
46.  Tereza Fernandes de Lima
47.  Terezinha D. Carvalho
48.  Thiago Roberto Barbosa
49.  Wesley Araujo Sieves
50.  Glório Podstawka

Permanecem nos hospitais
1.      Artur Vieira Teles de Abreu (Hospital Infantil)
2.      Brayan Lohan de Almeida (RECEBEU ALTA)
3.      Danrlei Crespo Linhares (São José)
4.      Elton Jhon de Almeida (Unimed)
5.      Lucas K. Vieira (São José)
6.      Rosangela Crespo Linhares (São José)
7.      Alana Pires (Dona Helena)
8.      Elis Cristina Mazur (Dona Helena)

Passageiros localizados
1.      Dionilei M. Lima (Desistiu de viajar. Está vivo)
2.      Leonilda Alves dos Santos (Foi localizada em casa e está viva. Sua filha que faleceu no acidente portava seu documento)