Acidente com caminhão na BR-277 causa vazamento de 20 mil litros de álcool

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) atenderam nesta segunda-feira (23) a uma ocorrência BR-277 entre Curitiba e o Litoral do Estado, onde uma acidente com um caminhão provocou o vazamento de aproximadamente 20 mil litros de álcool combustível. Quatorze mil litros de álcool escorreram para um córrego no município de Morretes. Outros seis mil litros do produto foram contidos na canaleta da pista e serão removidos pela empresa responsável pela carga.

O acidente foi provocado por um caminhão bi-trem que ia de Curitiba para Paranaguá transportando cerca de 40 mil litros de álcool ? 20 mil em cada tanque. No quilômetro 37 da rodovia, o caminhão colidiu com um veículo de passageiros e tombou, rompendo um dos tanques e provocando o vazamento. O outro tanque ficou intacto.

Segundo os técnicos do IAP, o produto derramado no córrego irá se diluir rapidamente devido às fortes chuvas que ocorreram na região, reduzindo o impacto ambiental causado pelo vazamento. Foram feitas coletas de água e de solo, que serão encaminhadas aos laboratórios do Instituto para dimensionar o dano ambiental.

Nos próximos dias equipes do IAP farão vistorias no local para verificar as conseqüências do acidente sobre o meio ambiente, como a morte de peixes. Se confirmado o dano, a empresa proprietária da carga, a transportadora e o receptor do carregamento serão responsabilizados conforme a legislação ambiental.

Voltar ao topo