Ação mobiliza comunidade escolar contra o fumo

A Secretaria Municipal da Saúde iniciará nesta segunda-feira (23) a Estratégia de Mobilização da Comunidade Escolar Contra o Tabagismo, como parte da Semana Nacional de Combate ao Fumo. A ação será deflagrada às 14h, no auditório da Rua da Cidadania do Boqueirão, na primeira reunião com representantes da comunidade escolar da rede pública.

O objetivo é divulgar a proposta e, a partir daí, definir como cada um poderá contribuir para que os estudantes fiquem longe desse tipo de dependência química.

O lançamento da estratégia coincide com a passagem do primeiro aniversário da sanção da lei municipal que proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo e se deve a um fato preocupante: o contato com o cigarro no início da adolescência.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), realizada no ano passado pelo Ministério da Saúde, 35% dos estudantes entre 13 e 15 anos das redes pública e particular de ensino de Curitiba ouvidos na amostra afirmaram ter experimentado cigarro.

“O percentual de experimentação entre os meninos foi de 33,3% e de 36,5% entre as meninas, o que revela que elas estão experimentando o cigarro mais do que os meninos”, alerta o coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, João Alberto Lopes Rodrigues.

A princípio, a ação proposta pela Secretaria Municipal da Saúde envolverá lideranças dos profissionais de educação e dos estudantes das 72 escolas públicas da cidade participantes dos programas oficiais de saúde e prevenção focados no adolescente. Juntas, essas escolas reúnem 56,5 mil alunos. Também estarão nos encontros as 54 unidades de saúde no entorno dos estabelecimentos de ensino.

Para o lançamento foram convidadas as 29 escolas e serviços de saúde das regionais Boqueirão e Cajuru. A expectativa é de que o encontro reúna cerca de 70 participantes. Ao longo da semana a proposta será trabalhada com os representantes do Bairro Novo (terça-feira, 24), Pinheirinho e CIC (quarta-feira, 25), Matriz e Portão (quinta-feira, 26), e Santa Felicidade e Boa Vista (sexta-feira, 27).

As melhores iniciativas serão apresentadas no 6º Encontro de Protagonismo Juvenil de Curitiba, em novembro.

Voltar ao topo