Curitiba

Ação contra dengue inicia no Portão e Boa Vista

A Prefeitura começará nesta segunda-feira (15), nas Regionais Boa Vista e Portão, a terceira etapa da Ação Integrada contra a Dengue – o esforço que reúne as áreas como Saúde, Meio Ambiente, Obras Públicas, Abastecimento e Educação da administração municipal para reforçar junto às comunidades hábitos de prevenção à doença.

Até o próximo sábado (20), setores dos bairros Tarumã, Fanny e Lindoia serão beneficiados com a limpeza do rio Bacacheri e do córrego Henry Ford, retirada de entulhos das residências e ações de prevenção à doença em unidades de saúde, escolas e espaços de convivência. A coordenação do trabalho é da Secretaria Municipal da Saúde, que mantém o Programa de Combate à Dengue.

A expectativa é de que a ação beneficie diretamente cerca de 4 mil pessoas residentes naquelas áreas – cerca de 2 mil em cada regional. No Portão, a Ação Integrada passará pelas ruas Santa Bernadhete, Omílio Monteiro Soares (paralela à Linha Verde), Ana de Oliveira Viana e León Tolstoi. No Boa Vista, abrangerá as vias Perci Feliciano de Castilho, Brasílio de Lara, Maria Gusso Sforça, Otaliano Amado de Souza, Lélia Júlia de Oliveira e João Scandelari.

Atividades

Além da remoção de resíduos e abordagem educativa da população nos equipamentos públicos, associações e igrejas, a Regional Boa Vista está organizando duas atividades complementares. Na quinta-feira (18) pela manhã, os participantes do Grupo de Caminhada da Unidade de Saúde Tarumã farão uma passeata pelo setor onde estará acontecendo a Ação Integrada. No sábado à tarde (20), para fechar a programação, serão ofertados jogos e brincadeiras para a população no Parque São Lourenço.

A dengue é uma doença que se transmite pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. A solução, então, é não permitir que ele se reproduza. Para isso, devem ser eliminados ou protegidos da chuva tudo o que possa acumular água e, assim, servir de criadouro ao inseto. Isso vale para baldes, pneus, tampinhas e garrafas de refrigerantes abandonados em quintais ou jardins e mesmo pratos dos vasos de flores e detalhes decorativos das residências.