Ação cobra indenização pela morte de sem-terra

Advogados ligados à Renap – Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares, da Comissão Pastoral da Terra e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra darão entrada hoje, no Fórum Cível da Comarca de Curitiba, a uma ação de indenização por danos morais e materiais sofridos pela família do sem-terra Antônio Tavares Pereira, assassinado pela Polícia Militar do Paraná na BR 277, em 2 de maio de 2000.

A ação, que está sendo proposta pela viúva da vítima, Maria Sebastiana Barbosa Pereira, e seus cinco filhos (todos menores), pretende responsabilizar o Estado pelos danos advindos da morte de Antônio. Esta ação, além de pleitear o pagamento de compensação financeira, já que a vítima era responsável pelo sustento da família, que vive em Candói, na região Centro do Paraná, “pretende resgatar a imensa dor diante de tantas agressões morais sofridas pelos familiares da vítima”, segundo a Pastoral..

Uma ação penal tramita na Comarca de Campo Largo contra o soldado Joel de Lima Santa Ana, acusado de ter assassinado Antônio Pereira. O soldado foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio doloso, após ter sido absolvido pela Justiça Militar, contrariando as provas periciais.

Amanhã será lançado em Curitiba um livro contendo os Anais do Tribunal Internacional dos Crimes do Latifúndio e da Política Governamental de Violação dos Direitos Humanos no Paraná, realizado no dia 1 e 2 de maio de 2001. Dedicado “à memória das vítimas da violência do governo Lerner”, o livro será distribuído no Brasil e no exterior, como uma crônica dos dias de violência e medo sofridos pelos trabalhadores rurais do Paraná do final do século XX.

Voltar ao topo