Arquivo O Estado do Paraná
Projeto quer identificar a origem do
lixo encontrados na estação ecológica.

Cerca de cinqüenta alunos do curso de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) estão participando, neste final de semana, de uma atividade ecológica na Ilha do Mel, no litoral do Estado. O grupo de acadêmicos irá percorrer a ilha para recolher e separar o lixo deixado no local. A ação faz parte do projeto “Que Lixo É Esse!?”, que visa identificar a origem dos resíduos sólidos encontrados na estação ecológica.

A acadêmica e coordenadora do projeto, Andressa Rutz, explica que a idéia surgiu a partir de uma atividade chamada Trote Ecológico, que a universidade promove semestralmente na ilha. “A partir daí resolvi fazer meu trabalho de conclusão de curso para identificar a origem do lixo deixado na Ilha do Mel e Pontal do Sul”, comenta. Segundo ela, a cada atividade são retirados do local cerca de 50 sacos, de 100 litros, de lixo.

O que chamou a atenção da acadêmica é que boa parte desse material chega até a ilha pelo canal da Galheta, e é composto por lixo estrangeiro jogado pelos navios que chegam no Porto de Paranaguá. Isso acontece, segundo Andressa, porque os navios precisam pagar uma taxa para o porto dar o destino final do lixo. “Então eles jogam parte desse material no mar, e outra parte entregam no porto”, disse, garantindo que a situação foi confirmada por pescadores que atuam na região. Ela mesma já encontrou garrafas plásticas fabricadas em localidades como Estados Unidos, Singapura e Turquia.

Já no município de Pontal do Paraná o material encontrado é deixado pelos turistas brasileiros que visitam o litoral do Estado.

Consciência

A segunda etapa do projeto “Que Lixo É Esse!?” será tentar conscientizar as pessoas do problema provocado pelo destino irregular do lixo. Em Pontal do Paraná, diz Andressa Rutz, e meta será conscientizar os moradores e freqüentadores a não poluir o litoral, “fazendo com que cada um se sinta responsável pelo lixo que produz”. Em relação aos navios, a acadêmica tentará uma forma de acesso para conversar com a tripulação e repassar informações sobre a problemática do lixo.

De acordo com Andressa Rutz, uma ação semelhante já vem sendo realizada pela organização não governamental Praia Local, Lixo Global, da Bahia. Os integrantes estão abordando os passageiros de navios de turismo que estão desembarcando na Costa dos Coqueiros. “Nossa idéia também é atingir as pessoas que chegam pelo Porto de Paranaguá”, afirmou.

Serviço – Quem quiser mais informações sobre o projeto “Que Lixo É Esse!?” pode entrar em contato com a coordenadora através do telefone (41) 9983-6346 ou pelo e-mail lixolitoral@yahoo.com.br.

continua após a publicidade

continua após a publicidade