Academias ao ar livre estão espalhadas por Curitiba

Há pouco mais de seis meses, Inês Trevisan, de 58 anos, caminha 50 minutos diariamente para praticar exercícios no Parque Barigui, em Curitiba. Desde então, ela já emagreceu 8 quilos e teve melhorias na saúde, bem estar emocional e humor.

Inês pratica exercícios em uma das 38 Academias da Terceira Idade (ATI) instaladas em Curitiba. Segundo a prefeitura, a previsão é de que, até o final de 2011, existam 133 academias na capital. Essas academias fazem parte de um leque de opções de esporte disponíveis gratuitamente na capital.

Segundo Rudimar Fedrigo, secretário municipal de Esporte e Lazer, a intenção dessas academias e de outros ambientes oferecidos pela prefeitura (veja quadro) é fazer com que as pessoas deixem de ser inativas.

“Todas essas academias e centros de esporte representam um grande salto contra o sedentarismo. Nossa intenção é fazer com que o curitibano pratique cada vez mais atividades físicas”, estima o secretário.

Pesquisas feitas pelo projeto Curitiba Ativa apontam que o uso diário dessas academias representam uma redução de 30% nos medicamentos utilizados pela terceira idade, foco das atividades.

“Além dos remédios, constatamos a redução de dores no corpo e uma melhor qualidade de vida. Com o avançar da idade o organismo vai naturalmente perdendo massa muscular. O que vem ao encontro desses exercícios, que fortalecem a musculatura e incentivam o alongamento”, afirma.

A dona de casa Rute Gonçalves, de 63 anos, sentiu no coração as melhorias após começar a fazer esportes. “Tinha problemas no coração. Depois de um ano praticando diariamente exercícios físicos senti uma melhoria tremenda na saúde. Devemos ter disciplina para não relaxar nos treinamentos”, alerta.

Mas é preciso ficar atento às restrições desses aparelhos. “Todo mundo está usando. Inclusive crianças, mas recomendamos que esses equipamentos sejam utilizados a partir dos 12 anos. Por parecer um parquinho, muitas crianças acabam brincando nos equipamentos, mas a prioridade sempre é para a melhor idade”, ressalta Fedrigo.

Modalidades

Além das academias ao ar livre, Fedrigo relembra as demais atividades proporcionadas pela SMEL. “Temos diversas modalidades de esporte disponíveis em nossos centros de esporte e lazer. Lá é possível ter aulas que vão do simples futebol até natação e yoga. São mais de 30 centros além de parques e praças que contam com pistas de caminhada, skate, alongamento, dentre outras”, ressalta.

Portanto, não existem desculpas para não praticar exercícios. “Curitiba tem muita opção de esporte e lazer, basta ter vontade e motivação. Não podemos deixar de caminhar, ato que está sendo esquecido por causa das modernidades que temos hoje. Isso é preocupante. Os exercícios representam uma farmácia natural, pois trazem inúmeras melhorias à saúde”, diz o secretário.

Sedentarismo atinge quase 60% dos curitibanos

Anderson Tozato
Só 19,4% dos curitibanos são ativos.

Pesquisa realizada pelo projeto Curitiba Ativa, da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, aponta que 58,8% dos curitibanos não praticam atividades físicas. Para chegar a essa conclusão, o projeto entrevistou 5.168 pessoas em terminais da capital.

De acordo com o professor Silvano Kruchelski, do projeto Curitiba Ativa, o estudo apontou ainda que de todos os entrevistados, 28,2% são considerados inativos. “São pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física em seu tempo livre” explica.

Em seguida, o Curitiba Ativa apontou que 50,1% dos entrevistados estão presentes no grupo que pratica atividade física moderada. “O preocupante é que apenas 19,4% dos entrevistados estão n,o grupo ativo, ou seja, são pessoas que praticam atividades em níveis considerados ideais”, diz.

Por último, o projeto constatou que 2,3% dos entrevistados estão ligados ao grupo dos muito ativos. “São aqueles que praticam grandes quantidades de exercícios físicos diariamente”, relaciona.

Segundo a pesquisa, dos 2.097 entrevistados de Curitiba, 97% conhecem ao menos uma atividade da SMEL. Portanto, segundo o professor, é preciso mudar o comportamento daquelas pessoas que não estão compreendidas no grupo dos ativos.

“O mais recomendado é a inclusão de atividades físicas no cotidiano. Exemplo disso é, para os que andam de ônibus, fazer parte do trecho que faria de ônibus a pé”, sugere.

Para o professor, o ideal é praticar 150 minutos de atividades físicas por semana. “Não é preciso fazer esses exercícios ininterruptamente. Qualquer movimento que se faça já é um gesto energético”, ressalta.

Referência

Estudo feito pelo Ministério da Saúde e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Atlanta, nos Estados Unidos, classifica Curitiba como a capital brasileira referência na América Latina para as práticas de atividade física. O índice de Curitiba supera o resultado de São Paulo (38%) e Recife (61,7%). (LC)

Muitos são os circuitos para quem gosta de correr

Átila Alberti
A 14.ª Maratona de Curitiba acontecerá no final de novembro.

Outra opção para aqueles que gostam de praticar esporte ao ar livre são os circuitos de corrida organizados pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, da Prefeitura de Curitiba.

O calendário deste ano ainda tem programados circuitos de corrida para adultos e crianças. Para os adultos a prefeitura está coordenando a 14.ª Maratona de Curitiba, que inclui caminhada de cinco quilômetros, corrida de dez quilômetros ou maratona de 40 quilômetros.

Os atletas da 14.ª Maratona deverão ficar atentos ao prazo de inscrição para as três categorias. Para a caminhada, cuja inscrição pode ser feita na Praça Oswaldo Cruz entre os dias 19 e 20 de novembro, basta doar uma lata de leite em pó.

Já para a corrida e maratona, as inscrições até o dia 12 de novembro custam R$ 50 e, até o dia 20 de novembro, R$ 70. Os primeiros colocados ganham troféu e prêmio em dinheiro.

Para as crianças a prefeitura de Curitiba realiza ainda este ano a última etapa do Festival Infantil, cujas inscrições podem ser feitas entre os dias 29 de setembro e 17 de outubro. A corrida será no dia 24 de outubro.

De acordo com o Celso Sawaf, diretor de esporte da Secretaria, em média, 2,5 mil pessoas participam a cada fase. No caso das crianças, para poder participar é preciso fazer um cadastro indo pessoalmente na própria Secretaria e depois fazer a inscrição pela internet quando as vagas para os circuitos forem abertas.

O diretor afirma que atletas que pretendem correr pela primeira vez no circuito ou na maratona devem ser cautelosos. “É preciso estar treinado para essas provas de longa distância. Parece pouco, mas para quem não está preparado pode ser perigoso. É essencial receber a aprovação do médico e ter acompanhamento de um profissional”, conta.

Mais informações: www.curitiba.pr.gov.br. (LC)