Abusadas sexualmente vão ter centro de apoio

Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, no Paraguai, receberão cerca de US$ 520 mil para implantar dois centros de referência no combate e na recuperação de crianças e adolescentes explorados sexual e comercialmente. A constituição dos centros faz parte do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (Ipec), que prevê investimento total de US$ 2 milhões no prazo de três anos na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Desde o final do ano passado, comitês do Paraguai e do Brasil vinham levantando informações sobre o trabalho infantil na região. O levantamento mostrou que aproximadamente seiscentas crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, estão sendo exploradas sexualmente na fronteira. “Esse número pode ser bem maior, tendo em vista que não conseguimos nos aproximar de bares, hotéis e bordéis”, disse a coordenadora do Ipec no Brasil, Suely Ruiz.

Em Foz do Iguaçu, 65% das crianças que são exploradas sexualmente freqüentam ou freqüentaram a escola até a quinta série. Por isso, os estabelecimentos de ensino e outras entidades da sociedade civil deverão ser envolvidos no trabalho. Em Ciudad del Este, constatou-se que a maioria das crianças foi induzida por amigos, namorados ou pessoas próximas. O trabalho de erradicação da exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes em uma área de fronteira, com a participação de mais de um país é inédito. (AE)

Voltar ao topo