Abismo separa as escolas públicas das particulares

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostram o abismo que separa as escolas públicas das particulares no Paraná. Entre os cem colégios do estado onde os alunos obtiveram a melhor nota média, apenas dez são públicos. Destes, nove são instituições federais e apenas um pertence à rede estadual: o Colégio da Polícia Militar.

A instituição com melhor avaliação no estado é particular: o Colégio Positivo, com nota média de 686,5. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aparece com a segunda melhor média: 655,2. O colégio da PM é apenas o 26.º da lista, com nota média de 608,4.
Ao contrário dos outros colégios estaduais, a escola da polícia adota critério de seleção para seus alunos. Entre os que seguem o sistema tradicional de matrículas, a melhor nota média foi obtida pelos estudantes do Colégio Newton Guimarães, em Londrina: 564,2, a 108.ª do estado. O Colégio Estadual do Paraná é apenas o 154.º, com média de 547,8.

Estrutura

A lista divulgada pelo MEC conta com 641 colégios paranaenses. Mas a Secretaria da Educação (Seed) diz que os números não permitem avaliação precisa do ensino público. “O Enem é exame voluntário. Não é apropriado fazer comparações, pois nem todos os alunos participam”, diz o coordenador de planejamento e avaliação Leandro Antonio Jiomeke.

Marlei Fernandes de Carvalho, presidente da APP-Sindicato, associação que representa os professores do estado, só mais investimentos podem reverter esse quadro. “Os colégios privados têm outra estrutura, com maior número de aulas, atividades extracurriculares, enquanto na escola pública tudo isso ainda é uma luta muito grande”, afirma.

Influência da condição de vida

A Secretaria da Educação afirma que retrato mais detalhado será obtido com os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep), elaborado pelo governo estadual. As provas foram aplicadas ontem e os resultados serão divulgados em fevereiro.

As condições de vida dos alunos também parecem ter reflexo direto no desempenho escolar. O Positivo, instituição com a melhor média estadual, funciona no Bigorrilho, zona nobre da cidade. Já o Colégio Estadual Alfredo Parodi, que obteve a menor nota média na capital (456,6), fica no Uberaba, uma das regiões mais pobres da cidade.

“A qualidade de vida e a estrutura familiar tem reflexo direto no desempenho dos alunos. A educação em tempo integral tem que começar nessas localidades mais carentes”, conclui Marlei.

Voltar ao topo