Abertas comemorações da Semana da Pátria

O governador Orlando Pessuti abriu, ontem, as comemorações da Semana da Pátria, com a chegada do Fogo Simbólico ao pátio do Centro Administrativo Luiz Caron. A tocha, conduzida pelo atleta maratonista coronel Nilson Luiz Cordeiro Salata, do Estado-Maior do Comando da Polícia Militar, e escoltada por atletas da PM paranaense, da Polícia do Exército e da Aeronáutica. O campeão brasileiro de triatlon categoria Júnior Eduardo Antonio Lass recebeu a tocha e acendeu a pira, que fica em vigília até a próxima terça-feira.

A cerimônia do Fogo Simbólico é tradicionalmente coordenada pela Liga da Defesa Nacional, entidade fundada por Olavo Bilac, em 1916, e, no Paraná, é presidida pelo coronel do Exército, Ivanio Dutra. “Temos que exercitar o sentimento cívico e reavivar dentro de nós o sentimento pátrio”, disse o coronel.

Pessuti salientou a importância de comemorar, com o Exército, Aeronáutica, escolares, membros do governo e da sociedade civil organizada, o momento cívico de independência.

Civismo

“Todos temos o dever e a obrigação de construir a independência a cada dia e a cada instante, de forma cívica, e assim nos orgulharmos daquilo que construímos em favor da nossa comunidade”, disse.