Abastecimento na Grande Curitiba só normaliza amanhã

Um problema estrutural no reservatório Jacob Macagnan, em Pinhais, deixará até amanhã cerca de 340 mil pessoas em Curitiba e Região Metropolitana sem abastecimento de água. Segundo a Sanepar, as regiões afetadas são: Campina Grande do Sul, Colombo, Pinhais, Quatro Barras, e os bairros curitibanos Bacacheri, Bairro Alto, Capão da Imbuia, Jardim Social, Tarumã, Atuba, Santa Cândida, Boa Vista e Tingüi. A empresa recomenda aos moradores dessas regiões rigorosa economia de água, mesmo aos que possuem reservatório domiciliar.

Segundo o diretor de operações da Sanepar, Wilson Barion, o problema ocorreu na tarde de terça-feira, quando houve o comprometimento da câmara de sucção da elevatória do reservatório. ?Esse mecanismo é responsável pelo fornecimento de água da área de influência do reservatório e também pelo bombeamento de água para outros reservatórios, como Bairro Alto e Quatro Barras?, explicou o diretor. ?E não há outra opção para transferir água tratada para as regiões afetadas.?

De acordo com a Sanepar, são necessárias 48 horas para fazer os reparos e retornar a operação do reservatório e mais 24 horas para que a água volte a todos os moradores. ?Não mediremos esforços para que os reparos estejam prontos na quinta-feira (hoje) para que a situação se normalize já na sexta?, disse Barion.

O diretor afirmou que uma perícia técnica irá revelar as causas do problema na câmara, mas admitiu que a Sanepar não esperava problemas no reservatório, já que se trata de uma unidade nova, inaugurada em 2001. A Sanepar colocou 13 caminhões-pipa à disposição de hospitais, escolas, creches e outras instituições de atendimento público na região atendida pelo reservatório Jacob Macagnan. As solicitações de abastecimento emergencial podem ser feitas pelo telefone 115.

Tanto o Hospital Vita quanto o Angelina Caron, que são abastecidos pelo reservatório, informaram que possuem poços artesianos e reservatórios de emergência e não devem ter problemas com a falta de abastecimento.

Mais falta d?água

A Sanepar também fará hoje obras de melhorias e manutenção em outros reservatórios e que pode haver interrupção temporária do fornecimento de água para 36 mil pessoas nos bairros Atuba, Bairro Alto e Boa Vista (que podem ficar desabastecidos entre as 8h e as 15h) e em São José dos Pinhais, onde os bairros Afonso Pena, Águas Belas, Aviação, Boneca do Iguaçu, Independência, Jardim Aeroporto, Jardim Planalto, Júpiter, Santos Dumont e Vila Palmira podem ficar desabastecidos entre as 8h e as 23h.

Voltar ao topo