A questão do Lixão volta a tona em Curitiba

Lideranças de Fazenda Rio Grande e Mandirituba estão preocupadas com a insistência do Consórcio Intermunicipal, presidida pelo prefeito de Curitiba, Sr. Cássio Taniguchi em instalar o Aterro Sanitário – Lixão, em Fazenda Rio Grande ou Mandirituba. A proposta é substituir o Aterro da Cachimba que está com seus dias contados. A intenção é depositar todo o lixo de quatorze cidades em Fazenda Rio Grande ou Mandirituba, causando assim um enorme desastre ambiental, já que esta região localiza-se na bacia do rio Iguaçu, e comporta importantes mananciais de água potável.

A previsão inicial é de sejam despejados mais de 291 mil toneladas de lixo somente em 2003. Estudos técnicos estimam que em vinte anos sejam despejados no local cerca de 25 milhões de toneladas de lixo. Isto equivale a uma montanha de mais de 70 metros de resíduos e detritos.

Um Fórum criado ano passado conseguiu barrar na justiça o Projeto da empresa CAVO, em Mandirituba, baseando-se principalmente no argumento de que um dos Técnicos que assina o projeto da Cavo é funcionário do IAP, órgão que deve ter total isenção para fiscalizar empreendimentos deste porte, configurando, portanto, imoralidade administrativa.

Em Fazenda Rio Grande, o Projeto foi barrado pela iniciativa popular, tendo os cidadãos da cidade lotado a audiência pública que aconteceu em meados de 2002. A população de Fazenda não quer o Aterro, sob alegações de que a cidade já tem sérios problemas ambientais como falta de saneamento e crescimento populacional desordenado, além de ter várias áreas de mananciais.

Porém o assunto voltou as manchetes dos jornais com a proximidade do fechamento do aterro do Cachimba. O prefeito de Curitiba Cássio Taniguchi ameaça com a decretação de “estado de calamidade pública” para que o novo aterro possa ser instalado imediatamente, sem o cumprimento de diversas medidas ambientais. O vereador Leslie Moura, PT, Fazenda Rio Grande, questiona a atitude do prefeito de Curitiba e lembra que “o próprio prefeito Taniguchi afirmou que, após um amplo estudo coordenado por uma empresa contratada especificamente para este fim, ficou comprovado tecnicamente que o Aterro não pode ir, nem para Fazenda nem para Mandirituba”. A afirmação do vereador Leslie Moura encontra-se gravada em vídeo, e foi entregue uma cópia para o IAP quando da realização da Audiência Pública em Fazenda Rio Grande.

Nestas cidades o Partido dos Trabalhadores tem buscado apresentar alternativas para a crise do lixo. Na opinião de Grace Maria Giacomelli, militante do PT de Mandirituba, “a melhor saída para diminuir o impacto ambiental da deposição de lixo seria a adoção de pequenos aterros sanitários em diversas cidades da região com programas de coleta seletiva, reciclagem, compostagem e educação ambiental, que até poderia ser em parceria entre duas ou três cidades que tenham características semelhantes, como Fazenda Rio Grande e Mandirituba”. Na Câmara Legislativa de Fazenda Rio Grande tramita Projeto de Lei de autoria dos vereadores Lirani Franco e Leslie Moura, PT, que propõe a criação de Aterro Municipal associado a usinas de reciclagem e compostagem. A vereadora Lirani Franco entende que o projeto apresentado é viável e apresenta uma alternativa de solução local sem agredir o meio ambiente, “e é possível ter os recursos necessários para sua instalação”, afirma a vereadora.

As lideranças destes municípios, o Partido dos Trabalhadores e o Fórum da Cidadania de Fazenda Rio Grande e Mandirituba estão mobilizando a população para manifestarem-se contra a iniciativa do prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi. A população destas cidades está disposta a resistir por não aceitar em hipótese nenhuma terem suas cidades como depósitos de lixo da RMC.

Voltar ao topo