A expectativa é grande para o desfile de 7 de Setembro

A tradicional Parada de Sete de Setembro em Curitiba será na Avenida Cândido de Abreu, neste domingo (07), às 9h30, com a participação de cerca de 10 mil pessoas, entre civis e militares. Desfilam nove escolas da rede municipal de ensino, 23 da rede estadual e nove entidades civis. Além das tropas da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, grupos da Guarda Municipal e da Polícia Civil.

O desfile encerra as atividades da Semana da Pátria, que neste ano tem o tema “Patriotismo é Educação. Plante essa Idéia!” e comemora 186 anos de independência do Brasil. Segundo o coordenador do evento, coronel Ernani Lunardi, do Exército Brasileiro, o governo do Estado montou uma estrutura maior para a população. “Foram instaladas arquibancadas e caixas de som em toda a avenida, proporcionando maior conforto e segurança ao público presente”, disse.

Como em todos os anos, a Liga de Defesa Nacional abre o desfile cívico de Sete de Setembro. Em seguida, passam pela avenida as escolas e entidades civis. E logo depois, o desfile militar, com efetivos a pé e motorizados.

Entre as novidades deste ano, haverá uma apresentação dos cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê, chamada Ordem Unida Sem Comandos, que é um movimento sincronizado com armas, sem regência. Além disso, serão colocados na avenida mais tropas militares e os tipos mais variados de viaturas do Exército Brasileiro. Quatro aeronaves da Força Aérea Brasileira, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, farão sobrevôo pela Cândido de Abreu.

A expectativa, segundo o coronel Lunardi, é que 40 mil pessoas prestigiem a comemoração cívica e militar. O evento tem previsão de término ao meio-dia, com a extinção do Fogo Simbólico da Pátria, pelo tenente-coronel José Evane Dutra, presidente da “Liga da Defesa Nacional” no Paraná.