90% parados na Agricultura estadual por isonomia

Servidores da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) realizaram ontem em todo o Paraná uma paralisação para pedir isonomia salarial. Com a criação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), vinculada à Seab, cerca de 640 servidores foram deslocados para a agência e se beneficiaram com adicionais salariais. Os demais servidores, cerca de 290, não foram contemplados e querem o mesmo benefício dos colegas, já que eles exercem as mesmas funções.

Segundo Roberto Andrade Silva, diretor do Sindicato Estadual dos Servidores da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins (Sindiseab), a adesão à paralisação foi superior a 90%. Manifestações foram realizadas em frente à sede da Seab, em Curitiba, e nos 20 núcleos regionais espalhados pelo interior do Estado.

Conforme a Secretaria de Administração e Previdência, que analisa a proposta da Seab para o pagamento desses benefícios, existem obstáculos legais que impedem a execução da isonomia. A secretaria informou que aguarda um parecer jurídico da Procuradoria Geral do Estado do Paraná para que o processo volte a caminhar junto à Seab.

Voltar ao topo