78 mil de paranaenses se preparam para o Enem

No próximo domingo, 1,5 milhão de estudantes vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – no Paraná são 78 mil alunos. Se os projetos de lei do governo federal sobre cotas forem aprovados pelo Congresso Nacional, a nota do Enem será usada como uma das portas de entrada dos alunos para as universidades públicas e particulares.

Segundo o coordenador nacional da prova, Dorivan Ferreira, o Enem tem o objetivo de avaliar o que o estudante conseguiu reter durante sua vida estudantil e se consegue transpor esse conhecimento para o dia-a-dia. Por enquanto, não se falou em mudanças no tipo de prova realizada, caso a nota do Enem passe a valer para o sistema de cotas. Pela proposta, as universidades públicas vão ter que disponibilizar 50% das vagas para estudantes de escolas públicas e as particulares entre 10% e 20%.

Segundo Dorivan, como a prova não privilegia a “decoreba” de conteúdos, não adianta os alunos deixarem para estudar na última hora. As questões vão ser contextualizadas, interdisciplinares, exigindo capacidade de interpretação e raciocínio na aplicação do que o estudante aprendeu nos bancos escolares e também fora da escola. Segundo o coordenador, a maioria dos alunos tem se saído bem no exame, com notas acima da média, que é 5.

Este ano, o Enem atraiu 60% dos estudantes que estão terminando o ensino médio. Se o projeto do governo for aprovado, é provável que em 2005 a parcela aumente. No Colégio Estadual Xavier da Silva em Curitiba, pouco se falou sobre o sistema de cotas este ano. “A preocupação dos alunos em relação ao Enem é verificar como está o seu desempenho escolar, como se fosse um vestibular. Talvez a discussão seja maior no ano que vem”, afirma a diretora Ednamar Silva.

No colégio, a maioria dos alunos está participando do exame e, contrariando o que coordenador nacional falou, eles estão realizando até aulões sobre os conteúdos. “Serve para despertar os alunos para as provas”, explica a diretora. As notas vão ser enviadas para a casa dos alunos em novembro e também para as escolas e estados que solicitarem os resultados.

Voltar ao topo