7 de setembro é dia de Grito dos Excluídos

Foi lançada ontem, em todo o País, a Semana da Cidadania, promovida por diversos movimentos sociais e que culminará com o 11.º Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro. Em Curitiba, a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e as pastorais sociais estão organizando o evento que tem como lema ?Brasil, em nossas mãos a mudança?.

De acordo com o coordenador da CMS em Curitiba, Valdemar Simão Júnior, fazer a manifestação no dia em que se comemora a Independência do País é uma forma simbólica de incitar a população para rediscutir questões importantes, como o modelo de política econômica e corrupção política, que acabam afetando a soberania nacional. ?Queremos um novo projeto para o Brasil?, afirma Maria Izabel Machado, representante das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Entre as reivindicações deste ano, está a elaboração de um mapa da exclusão no Brasil.

O Grito dos Excluídos acontecerá em frente à Prefeitura de Curitiba, a partir das 10h, na próxima quarta-feira. Cerca de 800 pessoas são esperadas. Participam mais de 40 entidades, como União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento dos Sem Terra (MST) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Voltar ao topo