5.º Batalhão Logístico forma oficiais

O Exército Brasileiro formou ontem, no 5.º Batalhão Logístico, em Curitiba, um grupo de 78 novos aspirantes a oficial da reserva. Participaram da solenidade realizada no período da manhã, os formandos dos Núcleos de Preparação para Oficiais da Reserva (NPOR) dos quartéis do 5.º Blog, 5.º GAC Ap e do 20.º BIB.

Os oficiais da reserva são temporários, tendo o tempo máximo de permanência no cargo de sete anos. Os formandos de ontem deverão retornar aos quartéis no meio do próximo ano para receberem o complemento do treinamento.

Eles participarão de dois estágios, de instrução e de preparação para ser oficial temporário.

O curso concluído ontem teve duração de um ano. Os aspirantes participavam nos contraturnos das aulas nas faculdades. Os aspirantes, todos universitários, têm em sua grande maioria 19 anos. Eles receberam quatro especializações: infantaria, artilharia, material bélico e intendência.

Duas formações

O comandante do 5.º Batalhão Logístico, tenente-coronel Gilmar Pereira da Silva, explicou que existem duas vertentes para a formação de oficiais: os que passam pela academias militar, chamados de oficiais de carreira, e os que são formados no NPOR. “No meu batalhão, a maioria é de oficiais vindos da reserva. A qualidade dos serviço é praticamente igual”, explicou o tenente-coronel.

Voltar ao topo