40 mil declarações do Paraná caem na malha fina

A Receita Federal apresentou dados referentes ao Imposto de Renda 2013 e o Paraná registrou um grande aumento no número de declarações retidas na malha. São 40.949 nesse ano contra 27.297 de 2012, uma aumento de 33,33%. De acordo com a Receita Federal, é normal o crescimento do número pois muitos impostos passam por parâmetros eletrônicos. Todos os contribuintes que são citados, podem enviar uma declaração retificadora.

Ao cair na malha, o contribuinte tem duas opções. Ele pode fazer o agendamento para corrigir os possíveis erros ou esperar a intimação da Receita Federal. O agendamento começa no primeiro dia de 2014, pode ser feito pela internet e não tem custo nenhum. Para as correções são necessários comprovantes, recibos e informes de rendimentos. Quase metade das retenções é por omissão de rendimentos. O assistente da superintendência da Receita Federal, Vergílio Concetta, explica que alguns contribuintes simplesmente esquecem de citar algumas fontes de receita. “As pessoas declaram seus salários e não lembram de colocar aquele apartamento que alugam. Isso também é rendimento”.

Vergílio afirma que todos podem justificar e ajustar os erros. “A fonte pagadora informa um valor e o contribuinte não. Quase certeza que há omissão, mas mesmo assim, ele é chamado para explicar”. Depois de intimado, qualquer diferença no imposto é lançada com 75% de multa, caso seja retificado antes da intimação da receita, a multa é de 20%. Se houve evidência de fraude, a multa é de 150% e responde inquérito na Polícia Federal.

A Receita começou o pagamento da restituição do sétimo e último lote. Ontem foram pagas 467.825 declarações em todo o país e no dia 20 de dezembro, outros 1.714.083 contribuintes serão beneficiados. No total serão 2.181.908 contribuintes e um valor de R$ 2.667.696.962,95. Os contribuintes que não estiverem neste lote, caíram na malha fina.