Crime ambiental

30 toneladas de toras de araucária são apreendidas no Paraná

Divulgação/PRF

Cerca de 30 toneladas de toras de araucária, árvore-símbolo do Paraná, foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de quinta-feira (13). A carga estava em uma carreta que transitava pela BR-476, em São Mateus do Sul (PR), por volta das 22h, em frente a uma unidade operacional da PRF.

Segundo os policiais, os documentos de origem florestal apresentados pelo condutor estavam vencidos desde o último dia 8, o que indica que a madeira não tinha licença válida. O motorista, de 34 anos, assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por crime ambiental e alegou que “desconhecia a irregularidade e que pegou o caminhão na empresa e seguido viagem”.

Toda a carga foi apreendida e está na unidade da PRF, para uma avalição de técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A Lei

De acordo com o Art. 46 da Lei de Crimes Ambientais – nº 9605/98, o transporte de madeira sem licença ambiental é um crime. A pena prevista é de seis meses a um ano de detenção, além de multa. A espécie está ameaçada de extinção. No país, a araucária ocupava uma área original de aproximadamente 200 mil quilômetros quadrados e hoje restam menos que 3% desse total.

Divulgação/PRF
Divulgação/PRF