3ª idade vai ganhar piscina aquecida

O Centro de Referência da 3ª Idade da Praça Ouvidor Pardinho vai ganhar uma piscina coberta e aquecida para ser usada em atividades de hidroginástica e hidroterapia. As obras devem ser iniciadas ainda neste mês. A Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho atende em torno de 12 mil pessoas em várias atividades e programas de prevenção de doenças e promoção da saúde.

A reforma de uma piscina que já existe no local e que estava desativada há anos era uma antiga reivindicação das pessoas com mais de 50 anos que freqüentam aulas de ginástica na Ouvidor Pardinho. A piscina tem cerca de mil metros quadrados e é toda descoberta e fria, o que inviabilizava a realização de atividades.

Para cobrir parte da piscina, aquecê-la, construir um corredor coberto e reformar banheiros e vestiário, a Prefeitura de Curitiba vai investir R$ 627,5 mil. Segundo o gerente regional da Matriz da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, José Carlos Benvenutti, a idéia é que a piscina funcione em três turnos. O espaço coberto vai comportar cerca de 20 alunos por aula.

A piscina possui formato semelhante a um trevo de três folhas. Uma das pontas desse trevo será coberta e aquecida. As outras duas pontas, que são as mais rasas, também vão ganhar aquecimento, mas permanecerão descobertas. “A piscina é muito grande e cobrir tudo inviabilizaria o projeto”, afirmou a arquiteta Ariadne Mattei Manzi, do IPPUC. Todos os equipamentos, como bombas e filtros, terão de ser substituídos. A expectativa é de que a obra seja concluída em quatro eses.

Benvenutti disse que a parte descoberta poderá ser usada por crianças de 7 a 12 anos. Quando completar 13 anos, a criança será transferida para a piscina da Praça Oswaldo Cruz para continuar a praticar natação. No passado, a piscina da Ouvidor Pardinho abrigava o centro de treinamento infantil e recebia crianças a partir de quatro anos.

Voltar ao topo