3.338 inscritos desistem do vestibular da Federal

O maior vestibular da história da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ? com 52.445 candidatos inscritos ? tem hoje o seu último dia de provas. O concurso começou domingo e em dois dias registra um índice de 6,5% de desistentes (3.338 candidatos).

O número de desistentes acumulado até o segundo dia deste concurso ainda é inferior ao registrado somente no primeiro dia do vestibular do ano passado (3.466, o equivalente a 6,66% dos inscritos). Os vestibulandos, que disputam 4.034 vagas distribuídas em 69 cursos, encerrarão a maratona com as provas de Biologia, Física e Química.

Normalidade

O coordenador geral do Núcleo de Concursos, Dartagnan Baggio Emerenciano, avalia que o concurso está acontecendo dentro da normalidade. Os únicos incidentes registrados envolveram dez candidatos que tentaram usar o celular no banheiro.

“O uso de qualquer aparelho de comunicação está proibido nos locais de provas para evitar fraudes”, explicou o coordenador. A segurança nesses locais está sendo feita por 350 policiais, militares e federal, inclusive com um veículo do esquadrão anti-bomba.

Banca especial

No Centro Politécnico, segundo local com maior concentração de vestibulandos (3.610) ? o primeiro é o campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica (PUC), com 11.625 ?, estão parte dos candidatos que fazem as provas em banca especial. Luciano André Dolvitsch ? portador de distrofia muscular progressiva, doença degenerativa que atrofia os músculos ? está, pelo segundo ano, concorrendo a uma vaga para bacharelado em Ciência da Computação. Ele comenta que no ano passado participou do concurso apenas para ganhar experiência, mas esse ano é para valer. Luciano, que recebe auxílio para virar as páginas das provas e no preenchimento dos cartões, está confiante na aprovação. Portador de deficiência visual, Luiz Eduardo Ballin, já conseguiu aprovação em Direito em uma faculdade particular, e agora tenta o mesmo curso na UFPR. O candidato recebeu as provas em braille, e tem o auxílio de um computador em Dos Vox. “O computador é importante para facilitar a leitura, porque se eu me perder em alguma linha da prova em braille, recorro ao computador para rever a questão”, disse Luiz.

No Hospital de Clínicas, doze candidatos fazem provas em banca especial ? três com varicela, dois com hepatite, dois com epilepsia, um com infecção urinária, um com queimadura, um parturiente, um que se recupera de cirurgia na clavícula, e ontem pela manhã, um candidato foi levado às pressas para o hospital com complicações em uma cirurgia de apendicite. Além disso, 34 candidatas estão em alerta-maternidade.

Atrasos

Ontem pela manhã nenhum candidato chegou atrasado no Centro Politécnico. Já na PUC, Sandro Ramos Bueno, que disputava uma vaga para Informática, perdeu o concurso porque o ônibus que ele vinha ficou preso no trânsito. O mesmo aconteceu com os candidatos Daniela Cristina Fogaça, que pretendia uma vaga para o curso de Geografia, e Paulo da Silva Bonfim, que faria provas para Direito, e perderam as provas logo no primeiro dia. O coordenador do Núcleo de Concursos alertou que o candidatos saiam mais cedo de casa para evitar esses problemas, pois o trânsito próximo aos locais de provas está congestionado.

Outros dois candidatos, que também perderam as provas no domingo, Aílson Marques e Gilmar de Freitas Mariano, prometem entrar com um processo contra a UFPR. Eles são portadores de deficiência visual e alegam que um funcionário da instituição os conduziu para a sala errada. Os candidatos afirmaram que chegaram no local de provas às 7h20, porém, por volta das 9h, quando os portões já haviam fechado, os dois foram vistos na portas dos fundos do Centro Politécnico tentando entrar. Ontem os dois candidatos foram fazer as provas.

Resultado sai até dia 24 de janeiro

Rosângela Oliveira

O Núcleo de Concursos (NC) da UFPR espera divulgar o resultado do vestibular até dia 24 de janeiro. As provas já começaram a ser corrigidas, porém as redações só vão para correção dia 6 de janeiro.

De acordo com o coordenador-geral do NC, Dartagnan Baggio Emerenciano, seis leitoras óticas estão fazendo a conferência de 10.500 cartões por hora. “Mas todos os casos que apresentarem falhas serão conferidos manualmente”, confirmou Emerenciano. Ele disse ainda que apenas cerca de 23 mil redações serão corrigidas. A UFPR adotou um sistema de linha de corte, onde somente os candidatos que não zerarem nas provas e tiverem notas dentro da média dos demais candidatos terão as redações corrigidas. “É uma forma de otimizar o trabalho”, revelou.

O coordenador do NC adiantou que a tendência para o próximo vestibular é que as inscrições para o concurso sejam feitas todas pela internet, já que este ano mais de 50% dos candidatos optaram pela rede na hora da inscrição. Ele comentou ainda que haverá nova redução nos locais de provas. Nesta edição, elas estão acontecendo em Curitiba, Londrina, Palotina, Pato Branco e Joinville. “Isso visa reduzir custos, para conseguiremos manter o mesmo valor da inscrição”, afirmou.

Voltar ao topo