190 ônibus vão reforçar linhas durante vestibular

O vestibular da Universidade Federal do Paraná, o maior do Estado, com 52.445 candidatos, começa amanhã, às 9h, com a provas de Português, Língua estrangeira Moderna e Redação, com duração de quatro horas. Para garantir o transporte dos vestibulandos, 190 ônibus extras reforçarão as linhas, em itinerários que incluem os 35 locais de prova do vestibular da UFPR, em Curitiba, onde estão inscritos 52.445 candidatos.

Na segunda-feira, as provas serão de Geografia, História e Matemática, e na terça-feira os testes são de Biologia, Física e Química. Cada matéria terá dez questões, exceto Redação que poderá ter até cinco. Os portões fecham às 8h45.

Durante os três dias de provas, os carros extras estarão circulando a partir das 7h. Os ônibus que não costumam operar aos domingos, como é o caso do Interbairros 5, e da linha Campina do Siqueira-Batel vão operar excepcionalmente neste domingo de vestibular, atendendo os estudantes.

Confira algumas linhas de ônibus que atenderão locais de prova da UFPR:

Interbairros 5: Essa linha cobrirá vários pontos como a Federal, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e o Bom Jesus da Água Verde; Curitiba/ PUC: Saindo do terminal do Guadalupe e o especial PUC saindo do terminal Boqueirão para atender o local de provas da PUC-São José do Pinhais; Linha especial: saindo da Praça Rui Barbosa, (ponto da linha Erasto Gaertner) indo para o Departamento de educação Física da UFPR;

Linhas especiais: saindo dos pontos das linhas Santa Bárbara, Solitude e as linhas diretas para o Centro Politécnico. Essas rotas atenderão as sedes do Jardim Botânico, que englobam as áreas de saúde, florestal e ciências aplicadas além do próprio Centro Politécnico; Linha especial direta PUC: sai do Centro Cívico, passa pelas estações tubo da Prefeitura Municipal de Curitiba, Comendador Fontana, círculo Militar, Rodoviária e a PUC; Especial José Loureiro- PUC: com parada próximo da Rua Dr. Muricy onde param outras linhas como Bom Retiro- PUC e Raquel Prado- PUC; Linhas Especiais: saindo da praça Rui Barbosa no ponto da linha Guabirotuba; Linha especial Fazendinha- PUC; e a linha Cabral- Portão ganhará um reforço com a linha especial Cabral- PUC.

Medicina, o mais concorrido da UEPG

Medicina é o curso mais concorrido no Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As 20 vagas ofertadas serão disputadas por 946 candidatos, com proporção de 47,3 inscritos por vaga. O vestibular da UEPG neste ano terá 8.568 candidatos, concorrendo a 951 vagas ofertadas em 35 cursos, numa proporção de 9 candidatos por vaga. As provas serão nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, nos câmpus de Ponta Grossa, Castro e Palmeira. O segundo curso mais concorrido é Direito noturno, com 631 vestibulandos buscando aprovação nas 35 vagas do concurso (18,02 candidatos por vaga). Na terceira posição, o curso de Odontologia registra uma proporção de 14,9 candidatos por vaga, com 449 inscritos concorrendo a 30 vagas. Entre os cursos novos ofertados pela UEPG nesse vestibular, a Licenciatura em Artes, com ênfase em Artes Visuais, recebeu 95 inscrições para 20 vagas, com proporção de 4,7 candidatos por vaga. A Licenciatura em Artes, com ênfase em Música, terá 60 vestibulandos para 20 vagas, numa proporção de 3/1. Química Tecnológica, com ênfase em Química Ambiental (bacharelado) registra 100 inscrições para 30 vagas, na proporção de 3,3/1.

A menor concorrência do vestibular pertence à Licenciatura em Matemática (vespertino), com 23 inscrições para 15 vagas, proporção de 1,53 por vaga. Também aparecem com pequena disputa os cursos de bacharelado em Física (2,2/1); bacharelado em História (2,4/1); e Ciências Econômicas (2,5/1). Provas -As três etapas do Vestibular de Verão da UEPG serão realizadas em três dias, com horários diferenciados.

No primeiro dia (20/12), a partir das 16h30, os candidatos vão responder às questões vocacionadas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, História, Geografia, Química e Biologia. Na segunda etapa (21/12), com início às 17h30, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Gerais e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol, conforme opção no ato da inscrição). O concurso de encerra no dia 22/12, às 9h30, com a etapa da Redação. Nos três dias, os portões de acesso aos locais de prova serão fechados 30 minutos antes do horário estabelecido para o início dos teste. A universidade divulgará na segunda-feira (16) a relação de locais de provas e ensalamento dos candidatos, mediante edital, na secretaria e no site da UEPG.

Voltar ao topo