1,9 milhão de estudantes esperados para o 6.º Enem

Cerca de 1,9 milhão de estudantes no País devem participar hoje, das 13 às 18 horas, da sexta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os portões dos 2.495 locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55min. No Paraná, são 96.674 inscritos em 34 municípios.

O Enem é voltado a estudantes que estão terminando ou já concluíram o ensino médio. Serve como uma auto-avaliação ou como prévia para o concurso vestibular. Em 434 instituições de ensino superior brasileiras, o exame é utilizado como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos.

Os participantes do Enem, que não é de realização obrigatória, terão que responder a 63 perguntas de múltipla escolha, além de elaborar uma redação. As questões buscam avaliar: a capacidade dos alunos em enfrentar uma situação-problema, domínio das linguagens, compreensão de fenômenos, construção de argumentos e elaboração de propostas de intervenção na realidade. Após o término das provas, às 18h30min, os gabaritos estarão disponíveis no site www.inep.gov.br. O Enem custa ao Ministério da Educação (MEC) cerca de R$ 44 milhões. A grande maioria dos estudantes que participam este ano pagou uma taxa de inscrição de R$ 32,00.

Presos

Pela primeira vez, 33 detentos da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP) estarão participando do Enem. As provas serão aplicadas dentro da penitenciária, que é considerada de segurança máxima, e serão acompanhadas por uma pedagoga. Dos 534 internos da PEP, 119 estudam.

Voltar ao topo