Montanha

Turistas deixam 4 toneladas de lixo por quilômetro de praia no Paraná

Quantidade de lixo coletado nas praias do Paraná impressiona. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Quantidade de lixo coletado nas praias do Paraná impressiona. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

As montanhas de lixo recolhidas nas praias na manhã de terça-feira (1), logo após a comemoração do Ano Novo, infelizmente não foram exceção na temporada no litoral do Paraná. De 20 de dezembro até o primeiro dia de 2019, a Sanepar, responsável pela coleta nas praias nesta época do ano, retirou 174 toneladas de lixo só das areias, sem contar a coleta normal nas residências. O volume equivale a 13,3 toneladas por dia de lixo nos 48 km de costa de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. Média de 3,6 toneladas a cada quilômetro.

O primeiro dia do ano foi o de mais trabalho para os 78 coletores lixo da Sanepar: foram 27 toneladas recolhidas após os festejos do réveillon. Entre os descartes mais comuns da virada do ano estavam garrafas e latas, além de sacolas plásticas, canudos, embalagens de isopor e até mesmo chinelos.

Enquanto a Sanepar faz a limpeza da areia das praias, o lixo depositado pelos veranistas nas lixeiras do calçadão beira-mar é de responsabilidade das prefeituras, que também dão destinação aos resíduos recolhidos na areia.

Educação sociambiental

Para tentar conter a onda de lixo da temporada, a Sanepar conta com equipes de educação socioambiental para distribuir material informativo aos veranistas, orientando-os a recolher os resíduos. As informações também abrangem questões como uso racional da água e outros impactos ambientais.

Já foram distribuídas mais de 20 mil sacolas para recolhimento do lixo. O ônibus EcoExpresso, que tem maquete dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, já recebeu 420 visitantes.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Vídeo: Câmera mostra caminhão invadindo pista contrária e causando acidente com morte na BR-277