180 mil eleitores ficarão fora das eleições

O TRE estima que 180 mil eleitores de Curitiba perderam o prazo para transferência, regularização e emissão da primeira via do título de eleitor, que encerrou ontem. Com isso, 45 mil dos mais de 225 mil eleitores com o documento cancelado acertaram sua situação. Como esperado, o último dia foi de muito movimento na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Somente ontem, mais de cinco mil pessoas estiveram no local para o atendimento que se estendeu até perto das 22h. O tempo de espera chegou a quatro horas e a fila tomou conta da Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Prado Velho, durante todo o dia. De acordo com o TRE, mesmo com o atendimento desde o final de janeiro e plantão especial no feriado do dia 1.´ de maio, a procura só se intensificou a partir de terça-feira.

A falta de tempo por causa do trabalho foi o principal argumento daqueles que deixaram para última hora. O ferramenteiro Marcelo Scremin era o último da fila às 16h30 e disse que, por ter dois empregos, só conseguiu brecha para ir ao TRE durante as férias em um deles, mesmo se programando há dois meses para regularizar o título.

Trabalho

Já no guichê de atendimento depois de três horas na fila, a atendente de call center Rosicleia Dezentink faltou ao trabalho para não perder o prazo. “Simplesmente não fui trabalhar hoje. Espero que meu chefe considere a minha falta.” Junto com ela estava o marido, o empresário Gilson Primieri, que se antecipou ao tumulto e esteve no local há dois meses. “Quando vim aqui só estava eu e 100 pessoas querendo me atender”, brincou.

Agora só segunda via

Até as eleições de outubro, nenhum novo cadastro poderá ser feito. Apenas a emissão de segunda via do título está liberada até 10 dias antes da eleição. Quem perdeu o prazo só poderá resolver sua situação após o pleito e mediante o pagamento de multa que varia entre R$ 3,51 e R$ 35,00. Enquanto isso, o eleitor em falta com o TRE não conseguirá retirar certidões que dependam do documento.

Veja na galeria de fotos a fila no TRE

Voltar ao topo