A partir de amanhã, 17 mil alunos do Paraná participam da aplicação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Alunos de 416 escolas, públicas e particulares, de quarta a oitava séries do ensino fundamental e terceira série do ensino médio, contribuirão para a avaliação do sistema educacional do país. Em todo o Brasil, são 300 mil estudantes que passam pelo processo até o dia 7 de novembro.

Criado em 1988, o Saeb é aplicado desde 1990, a cada dois anos. Em 2003 acontece a sétima avaliação. Os alunos respondem a testes das disciplinas de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, enfatizando a resolução de problemas. Além dos testes, são aplicados questionários, pelos quais se pretende identificar o contexto social, econômico e cultural dos estudantes.

Este ano, o MEC pretende ainda fazer uma diferenciação para avaliar os resultados do programa Bolsa-Escola. “São 3 mil alunos beneficiados pelo programa no Paraná”, conta Arilete Cytrynski, coordenadora de Acompanhamento e Avaliação do Discente, da Secretaria de Estado da Educação.

Os diretores e professores também recebem questionários. Com eles, é possível conhecer a formação dos profissionais responsáveis pela educação, além da sua situação social e das práticas adotadas na instituição ou em sala de aula, de acordo com as condições de trabalho. A infra-estrutura oferecida pela da escola é avaliada diretamente pelo aplicador dos testes e questionários.

O principal objetivo do Sistema é oferecer os subsídios necessários para acompanhar as políticas públicas educacionais, contribuindo para o aumento da qualidade no ensino no país. O sistema auxilia o MEC na obtenção dos dados necessários para essa avaliação.

Para isso, o Inep conta com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, que são o elo de ligação com as escolas da amostra escolhida para participação na pesquisa.

continua após a publicidade

continua após a publicidade