Curitiba já tem 150 novos táxis rodando na cidade. Eles fazem parte das 640 licenças aprovadas pela licitação aberta em dezembro, que ampliará a frota da cidade em 750 veículos. Outros 300 vencedores do processo estão com a documentação encaminhada e passarão a atender a população e turistas nos próximos dias.

continua após a publicidade

Nesta sexta-feira (16), Marcelo Miamoto completa seu terceiro dia de trabalho como taxista de seu próprio carro. Desde que recebeu a autorização, na quarta-feira (14), o que ele mais fez foi colocar o carro para rodar. “Foi até difícil dormir nesses dias de tão ansioso que estava para trabalhar. A vantagem é que passo o dia todo sorrindo”, afirma.

Miamoto diz ter recebido retornos positivos dos passageiros, que já estão sentindo a diferença do aumento da frota na cidade: “Eles percebem que os carros são novos, elogiam, dão os parabéns e desejam boa sorte, além de comemorar o maior número de táxis”.

Em breve, o taxista vai contar com a ajuda de um dos seus quatro filhos, que está completando a formação obrigatória para se habilitar como condutor. “Temos que trabalhar muito para pagar as contas do carro, quando ele começar vai ficar mais tranquilo”, diz.

continua após a publicidade

Novos na praça

Dirceu da Costa Crispim saiu do pátio de vistoria da Urbs nesta sexta-feira pronto para começar o trabalho. Depois de 16 anos dirigindo o carro de outros taxistas, ele estava ansioso para dirigir o modelo novo que comprou.

continua após a publicidade

Em comemoração, está programado um churrasco com outros amigos classificados na licitação. Para agradecer, Crispim ainda promete uma visita à cidade de Aparecida (SP): “Só estamos escolhendo uma data mais tranquila para viajar, mas vamos até lá com certeza”. Em casa, a felicidade se estende à mulher e aos dois filhos. “Estavam todos fazendo figas”, conta.

José Carlos de Lima também pode começar a atender. “Só preciso passar em casa, tomar banho e trocar de roupa”, brinca. Ele acredita que o carro vai ajudar a fazer diferença na cidade: “Não só o meu, mas também o dos companheiros. Esperávamos há muito tempo por esse aumento de frota”.

Ampliação da frota

Esta é a primeira ampliação da frota de táxi dos últimos 40 anos em Curitiba. A licitação foi aberta em dezembro com a homologação, em abril, de 640 vencedores. Nesta sexta-feira, a comissão de licitação publicou o resultado da análise de 101 envelopes de documentação, habilitando mais 87 concorrentes e abrindo prazo de recurso de cinco dias a partir da próxima segunda-feira (19).